CarnavalEducação

EJA Itatiba está com matrículas abertas para segundo semestre

Sarau e formatura encerram 1º semestre dos alunos neste ano

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida pela Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba está com matrículas abertas para o segundo semestre deste ano de 2025. O município oferece aulas do 1º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental.

A EJA é destinada a pessoas que nunca estudaram ou que, por algum motivo, interromperam os estudos e desejam retornar à escola, para aulas presenciais, que são oferecidas em seis endereços, com opções de salas à noite e à tarde (confira abaixo). Interessados poderão se matricular até o 08/08 próximo.

Atividades externas fazem parte da rotina de aprendizado das salas de EJA em Itatiba, como visitas à sede da Prefeitura (acima) e visitas à empresas e universidades – Foto: Divulgação/PMI

Os locais disponíveis para matrícula eos turnos são:

  • Período noturno
  • EMEB Cel. Francisco Rodrigues Barbosa (Chico Peroba) – Vila Mutton
  • EMEB Profa. Inês Prado Zamboni – Bairro San Francisco
  • EMEB Profa. Nazareth Siqueira Rangel Barbosa – NR Porto Seguro
  • Período da tarde
  • CRAS San Francisco, no mesmo bairro (do 1o. ao 5o. ano)
  • Condomínio Residencial Luvison (anexo à EMEB Profa. Guiomar Ciarbello) – Bairro Jardim das Nações (do 1o ao 5o ano)

EMEB Profa Philomena Sálvia Zupardo (anexo à sede do Programa Integrando, com aulas do 1o ao 9o ano) – NR Afonso Zupardo

A Secretaria de Educação estuda a abertura de uma nova turma na área central da cidade, para o período da tarde, caso haja demanda. Por isso, quem tiver interesse nessa localização, deve deixar seu nome em uma das escolas mais próximas.

O que precisa?

  • Para se matricular na EJA, os documentos necessários são:
  • RG
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de residência

Se o interessado já estudou fora da cidade, em alguma escola dentro do Estado de São Paulo, a Secretaria da Educação de Itatiba consegue localizar o histórico escolar, que muitas vezes a pessoa já nem tem mais.

Caso a pessoa tenha estudado fora do Estado e não se recorde da série cursada, a escola em que ela se matricular para EJA aplicará uma avaliação – que vai determinar qual é a turma adequada para seu nível de conhecimento. Para mais informações, procure uma das escolas listadas ou entre em contato com a Secretaria da Educação no telefone 3183-0630, ramal 2033.

Foto: Divulgação/PMI

Sarau e Formatura

Para encerrar o 1º semestre deste ano, a EJA de Itatiba programou dois eventos celebrativos. Na noite da última sexta-feira (27/06) promove o Sarau Onde a Arte Encontra a Voz, a partir das 19h, no Teatro Ralino Zambotto. Durante o 1o semestre, as escolas da EJA se dedicaram ao estudo das regiões do Brasil, explorando a diversidade cultural, os costumes, a música, a arte e as expressões que fazem do país um território tão rico e plural.

O Sarau é o resultado desse trabalho pedagógico, onde os alunos se tornam protagonistas e apresentam, de forma criativa e sensível, tudo aquilo que mais chamou sua atenção nesse mergulho pela cultura brasileira. Por meio de leituras, encenações, apresentações musicais, danças e exposições, eles expressam suas vozes, sentimentos e descobertas. Mais do que um evento artístico, o Sarau celebra a educação como ferramenta de transformação e dá visibilidade ao talento e à dedicação dos estudantes da EJA.

Já na segunda-feira, 30/06, foi a vez dos formandos do 9º ano do Ensino Fundamental 2025. A celebração de colação de grau também será às 19h no Teatro Ralino Zambotto e reunirá 30 estudantes.

O evento contará com a participação das seguintes unidades escolares:

EMEB Profa. Inês Prado Zamboni, EMEB Profa. Nazareth Siqueira Rangel Barbosa e EMEB Cel. Francisco Rodrigues Barbosa (Chico Peroba), além do Programa Integrando – EMEB Prof.a Philomena Sálvia Zupardo.

Mais do que um momento de celebração, a colação de grau simboliza o esforço, a perseverança e o desejo de transformação de cada estudante. Representa também o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a formação cidadã e a valorização da educação ao longo da vida, numa noite de emoção, reconhecimento e esperança.

Da redação – Foto: Divulgação/PMI