CidadeGeralSegurança

Prefeitura de Itatiba faz nova busca ativa nas ruas por conta de onda de frio prevista

Ação de acolhida foi realizada na tarde desta terça (29); previsão de baixas temperaturas segue até sexta (1º/08), segundo alerta da Defesa Civil estadual

A Prefeitura de Itatiba está realizando na tarde desta terça-feira (29/07) desde às 16h, mais uma busca ativa por pessoas em situação de rua na cidade, diante da nova onda de frio prevista pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A saída ainda durante a tarde foi para garantir proteção antecipada aos mais vulneráveis antes do cair da noite e das quedas bruscas de temperatura.

Equipe de busca ativa em Itatiba saiu às ruas no fim da tarde desta terça (29) para garantir proteção antecipada aos mais vulneráveis, por conta da previsão de queda brusca na temperatura na região. Foto: Renato Jr./PMI

Esta ação preventiva conta com a participação do prefeito em exercício, Mauro Delforno, além de profissionais da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, da Guarda Municipal (GM) da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, e da Defesa Civil de Itatiba – Secretaria de Governo.

Foi intensificada a busca por pessoas em situação de rua, para distribuir cobertores e principalmente oferecer pernoite no Abrigo Emergencial – sempre respeitando a vontade e liberdade dos abordados. Aberto no final de maio pela Prefeitura de Itatiba, o abrigo oferece cama, cobertor, roupas novas, alimentação e banho quente para os visitantes. Os animais de estimação também podem passar a noite no local, protegidos e alimentados.

Foto: Renato Jr./PMI

Quem acionar

Quem ver alguma pessoa em situação de rua neste inverno, pode acionar a Defesa Civil de Itatiba, que tem plantão 24h, pelos telefones (11) 4534-3982 e 199. Pela Ação Social, os telefones da Central de Abordagem e Acolhimento são (11) 4534-5597 ou (11) 94712-0595, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Após esse horário, a GM, que também tem cobertores para entrega, pode ser acionada pelo 153.

Foto: Renato Jr./PMI

Onda de frio

A queda da temperatura na região de Campinas, na qual Itatiba faz parte, é devido à atuação de uma massa de ar polar, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Até sexta-feira (1º/08), estão previstas as menores temperaturas para o final da madrugada e início da manhã, com mínimas na casa dos 7°C.

Em relação à Umidade Relativa do Ar (URA), destaca-se valores entre 30% e 35% na maior parte do Estado. Nesta faixa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha redobrar o cuidado com a hidratação – ingerindo mais água, especialmente crianças e idosos.

Foto: Renato Jr./PMI

Cuidados no inverno

Nesta estação, os cuidados devem ser redobrados com crianças pequenas, que perdem calor com mais facilidade e devem estar nem agasalhadas, evitando locais com corrente de ar.

Idosos também são mais sensíveis ao frio; por isso, recomenda-se o uso de roupas quentes, meias e mantas, em especial nas horas mais frias do dia, em que a exposição em ambientes externos não é recomendada. Ambientes fechados precisam de ventilação leve para evitar doenças respiratórias. Animais sofrem com o frio e os que ficam em áreas externas precisam de proteção, com panos e caixas de papelão em locais secos e abrigados do vento.

Nenhum tipo de fogo deve ser usado para aquecimento dentro das residências (como churrasqueiras, por exemplo); e cuidado com a manutenção de aquecedores elétricos e a diesel para evitar acidentes com queimaduras/asfixia.

Por Comunicação Estratégica/Prefeitura de Itatiba – Fotos: Renato Jr./PMI