Economia

Estado de São Paulo cria 437 mil empregos em 2025

Destaque ficou com o setor de Serviços, que foi responsável por mais de 50% dos novos postos de trabalho no período

Apuração da Fundação Seade, com base nas informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revela que o estado de São Paulo criou no acumulado do ano (janeiro a agosto) 437 mil empregos com carteira assinada, equivalente a quase 2 mil postos de trabalho por dia. Os números representam 29% do total de empregos criados no Brasil no mesmo período.

O emprego em agosto cresceu na construção (0,8%), no comércio (0,4%), na agricultura (0,3%) e nos serviços (0,3%). Foto: Divulgação/Governo SP

De janeiro até agosto de 2025, no Estado, houve aumento dos empregos nos serviços (228 mil), no comércio (50 mil), na indústria (73 mil), na construção (47 mil) e na agricultura (38 mil).

“Os bons resultados na criação empregos com carteira assinada em São Paulo é o resultado direto das nossas políticas públicas de incentivo ao trabalho e renda para a população. Criamos oportunidades em todos os setores da economia, seja em serviços, no comércio, agricultura ou construção civil. Emprego é sinônimo de renda, comida na mesa e dignidade para o trabalhador do nosso estado”, afirma o Governador, Tarcísio de Freitas.

Mês de agosto

Somente no mês de agosto foram criados 45 mil empregos com carteira assinada no Estado de São Paulo. A geração dos 45 mil postos de trabalho no Estado de São Paulo decorreu de 706 mil admissões e 661 mil desligamentos, com o estoque de empregos formais alcançando 14,8 milhões.

O emprego em agosto cresceu na construção (0,8%), no comércio (0,4%), na agricultura (0,3%) e nos serviços (0,3%) – com destaque para educação (7 mil), transporte, armazenagem e correio (6 mil) e alojamento e alimentação (5 mil) – e manteve-se em relativa estabilidade na indústria (0,1%).

Salário médio de admissão

Em agosto, o estado de São Paulo teve o maior salário médio de admissão do país, de R$ 2.612,69

Por Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo – Foto: Divulgação/Governo SP