Projeto “Corredor Dom Pedro – Caminhos Culturais” fomenta turismo regional
Os 17 municípios que formam o Corredor Dom Pedro, nas regiões de Campinas, Circuito das Frutas e do Vale do Paraíba, contam agora com um produto de divulgação integrado para promover o turismo regional. Com um livro de fine art a ser distribuído nas bibliotecas municipais e Secretarias de Cultura e Turismo dos municípios, além de um portal na web e perfis nas redes sociais, o projeto “Corredor Dom Pedro – Caminhos Culturais” incentiva o turismo e valoriza a cultura e tradições locais, contribuindo para aumentar o conhecimento dos moradores, dentro da sua própria cidade e na região do seu entorno.
O material foi produzido pela Km Cultural, em parceria com a Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração de cinco rodovias ao longo dos municípios. O evento de lançamento ocorreu na tarde da última terça-feira, dia 12, na sede da Concessionária, em Itatiba, e contou com prefeitos, secretários e representantes dos municípios, além do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
“Mais do que fomentar o turismo entre as cidades do Corredor, a ideia ao se criar uma plataforma de comunicação é valorizar a produção artística e culinária local, apresentando um conteúdo informativo e cultural de qualidade para os munícipes das cidades”, explica Márcio Masulino, diretor-executivo da Km Cultural.
O conteúdo retrata os diversos segmentos de turismo da região: rural, educativo, ecológico, de aventura, entre outros, e resgata o patrimônio histórico e cultural das cidades, divulgando os artistas, suas obras e atividades. Os perfis online também serão alimentados pelas secretarias de turismo das cidades, na divulgação de eventos, como festas típicas.
“Para a Concessionária, é uma oportunidade de colaborarmos com a integração das cidades que compõem o Corredor Dom Pedro, reforçar as inúmeras iniciativas sociais e culturais que já realizamos, e incentivar o fomento do turismo e o intercâmbio cultural de toda a região”, salienta Stephan Campineiro, gerente de Comunicação da Rota das Bandeiras.
O diretor-presidente da Concessionária, Douglas Longhi, ressaltou o potencial do público atingido por esta iniciativa: “São cerca de 450 mil veículos por dia, conduzidos por motoristas que se deslocam para atividades relacionadas a trabalho e estudo, além do transporte de muitas das riquezas produzidas no país. São belíssimas paisagens e cidades com grande potencial turístico.”
Por Lívia Martins / Com informações da Rota das Bandeiras – Foto: Divulgação/Rota das Bandeiras