CidadeEleições

Corrida eleitoral: Cenário itatibense sofre alterações e possíveis pré-candidaturas são anunciadas

As eleições de 2022 estão se aproximando e cada vez mais o xadrez político se movimenta e ganha novas definições. O Itatiba Hoje conversou com as personalidades políticas de mais influência em Itatiba e traz com exclusividade as últimas novidades.

David Bueno (Solidariedade) já confirmou sua pré-candidatura a Deputado Federal e apoio ao Governador Rodrigo Garcia (PSDB) em sua candidatura ao Executivo estadual. “Está tudo encaminhado para esse projeto neste ano”, declarou em conversa com a equipe de reportagem do Itatiba Hoje.

Outro expoente é o ex-prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira (PDT) que confirmou sua pré-candidatura para Deputado Estadual.

“Analisando o cenário político atual, nunca deixamos de dialogar com muitas pessoas, seja em Itatiba ou em toda a região, e entendemos que uma pré-candidatura à Assembleia Legislativa de São Paulo é a opção mais viável para contribuir com o desenvolvimento de Itatiba e da região. Itatiba conta com quase 85 mil eleitores e o PDT elegeu um deputado estadual em 2018 com pouco mais de 35 mil votos. Portanto, é possível nossa cidade eleger um representante atualmente”, comentou em entrevista exclusiva ao Itatiba Hoje.

Em análise

Grande parte dos vereadores itatibenses ainda não se decidiram com relação à pré-candidatura. Até a última quarta-feira, dia 18, Hiroshi Bando (PSD), Dr. Ulisses (PSD), José Roberto Feitosa (União Brasil) e Júnior Cecon (União Brasil) estavam em análise com o partido. Galo Herculano (Cidadania) também nos contou que o partido estava analisando sua candidatura, mas já afirmou que não vai lançar sua candidatura.

Já Fernando Soares (PSDB), que, assim como David Bueno, apoiará o Governador Rodrigo Garcia, pensa em se pré-candidatar a Deputado Estadual. Informou à nossa equipe que se o PSDB pedir, ele acatará a candidatura.

Vereadores até o fim do mandato

O atual presidente da Câmara Municipal, Ailton Fumachi (Partido Liberal – PL) declarou, em entrevista, que não lançará candidatura a cargos do legislativo federal ou estadual. “Não irei lançar candidatura para os cargos legislativos nesta eleição. Meu apoio será totalmente aos candidatos do Partido Liberal, Marcio Alvino para deputado federal e André do Prado para deputado estadual. São dois representantes que sempre estiveram disponíveis para atender as demandas do município de Itatiba”.

Comentou também que esta decisão foi tomada juntamente com seu partido. “Julgamos não ser necessário neste momento, pois, com a vinda do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) se tornou a maior bancada da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com 19 deputados e com filiados espalhados por toda região do estado. Nesta situação, serei importante para a legenda no apoio aos candidatos Marcio Alvino e André do Prado”, completou.

Na esteira de Ailton está também o vereador Cornélio da Farmácia (PL) que, mesmo não respondendo a nossos questionamentos até o fechamento desta edição, está na mesma legenda que o presidente da casa legislativa itatibense, adotando, por filiação, o mesmo posicionamento referente às possíveis candidaturas.

Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Ígor Húngaro e Luciana Bernardo não pretendem lançar candidatura a nenhum cargo, federal ou estadual. Os dois revelaram apoio a Ciro Gomes para a presidência do Brasil e Elvis Cezar, ex-prefeito de Santana de Parnaíba, para governador do Estado de São Paulo.

“O partido me convidou porém não aceitei, pois pretendo cumprir o mandato de vereadora. Mas estou sempre à disposição para contribuir no que estiver ao meu alcance”, declarou Luciana.

Já Igor Húngaro nos informou que seguirá a recomendação de seu partido, decidida em reunião do diretório, que é a de apoiar a candidatura de Douglas Augusto (deputado estadual) e Maria Giovana Fortunato, também do PDT, para deputada federal. Para a presidência seguirá a linha de Luciana, apoiando Ciro Gomes.

Para Igor a pré-candidatura de Douglas é importante para defender que propostas que deram certo em Itatiba alcancem o estado, assim como ajudar nossa cidade a obter recursos. “O Douglas tem esse olhar de uma administração moderna, com projetos e realizações para todos, mas em especial aos mais humildes. Não é uma pré-candidatura protocolar. Já recebemos a sinalização de apoio de ao menos 26 representantes de diretórios municipais de cidades da região e hoje o Douglas se tornou uma alternativa totalmente viável para representar Itatiba e toda nossa região”, destacou.

Wilian Soares (Solidariedade) apoiará Jair Bolsonaro (PL) para a reeleição à presidência e Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo estadual. Com relação à sua candidatura, revelou que foi convidado por outro partido que não o PL, mas não pretende seguir este caminho.

Carlos Eduardo Franco (Cidadania), o Du Guaca, ainda aguarda o posicionamento de seu partido para o apoio à presidência e ao governo do Estado. Já sobre uma possível candidatura, declarou que não pretende se candidatar, pois é seu primeiro mandato e deseja aprender mais antes de dar esse grande passo.

Os vereadores Sérgio Rodrigues (PSDB), Leila Bedani (PSDB), Juninho Parodi (Avante) e Washington Bortolossi (Cidadania) foram procurados pela equipe do Itatiba Hoje, mas até o encerramento desta edição não responderam aos questionamentos de nossa equipe.

Por Lívia Martins – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil