Foco

Foco

“Somos hoje uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e de segurança, e que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias”, essas foram as palavras do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

A declaração foi dada durante abertura do evento Democracia e Eleições na América Latina, na sede do TSE, em Brasília. Fachin disse que o Brasil não está alheio ao que acontece em outros países, e que o acontece aqui também exerce influência nos rumos internacionais.

Mas qual a razão dessa declaração agora? Pois bem, estamos prestes a entrar, oficialmente, em mais uma corrida eleitoral rumo à presidência e demais cargos de influência estadual e federal e, como já demonstrado diversas vezes, nossa democracia, conquistada com muito sangue, suor e lágrimas, corre perigo nas mãos daqueles que pretendem se manter no poder mesmo contra a vontade da nação.

E não é só no Brasil que essa onda de retrocesso vem aparecendo. Como bem lembrou o presidente do TSE em sua fala, casos recentes de ataques a instituições democráticas – como a invasão ao Capitólio, nos EUA e ataques a autoridades eleitorais no México, Peru e Equador – devem ser considerados como alertas do que não pode ser tolerado.

Fachin anunciou ainda parceria com o professor Daniel Zovatto, do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional), para trazer ao Brasil observadores eleitorais europeus, além dos já confirmados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outros.

Nesse momento crucial da história é preciso se cercar de instituições que prezam pela verdade, pela liberdade e pela soberania da escolha popular. Ditadores e fascistas não podem ganhar espaço. Hoje, mais do que nunca, a luta e a resistência são nossa única opção.

Por Lívia Martins – *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Itatiba Hoje