Você conhece os 7 “erres” da sustentabilidade?
O mês de junho é reservado no calendário mundial para celebrar e conscientizar a população dos deveres com o meio ambiente. Para otimizar as ações, especialistas e entusiastas criaram os 7Rs do viver sustentável.
Se você não sabe quais são eles, não tem problema, afinal nossa conversa de hoje é sobre isso. Vamos juntos entender esses conceitos. Para começar, sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Este conceito está diretamente relacionado com o desenvolvimento económico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Agora que já entendemos o que é ser sustentável, vamos conhecer os 7Rs? Confira:
Repensar
Repense seus hábitos. Pense bem antes de comprar. Escolha comprar somente o que realmente é necessário. O consumo excessivo causa degradação ambiental.
Reduzir
Adotar ações que diminuam a quantidade de resíduos. Esse processo começa no momento da compra e na escolha dos produtos. A preferência deve ser por produtos com maior durabilidade de longevidade.
Reutilizar
Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar o mesmo produto para outro fim. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.
Reaproveitar
Reparar itens é uma forma de reduzir o consumo de materiais e recursos naturais. Ao consertar damos valor ao ítem, aplicamos a sustentabilidade aos produtos que possuímos e reduzimos o desperdício.
Reciclar
Através da reciclagem, os produtos serão transformados em matéria-prima para se iniciar um novo ciclo de produção-consumo-lixo. O ambiente é favorecido com a reciclagem, que contribui para a economia de água e de energia.
Recusar
É dizer NÃO aos produtos que agridem o meio ambiente. Se repensar e perceber que não precisa comprar ou aceitar algum produto, simplesmente recuse. Essa ação simples pode evitar a produção de mais lixo desnecessário no planeta.
Reintegrar
Já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. A compostagem orgânica é o melhor processo para transformar cascas de verduras e outros resíduos orgânicos em adubo.
Por Lívia Martins – Foto: Noah Buscher/Unsplash