Cidade

Adolescentes entre 12 e 17 anos já podem tomar a terceira dose da vacina contra a Covid

A vacinação de reforço para adolescentes entre 12 e 17 anos contra Covid-19 está disponível em Itatiba desde a última segunda-feira (30). O município segue a diretriz do Estado de São Paulo, que iniciou hoje a aplicação desta dose de reforço.

Para receber o imunizante é preciso que o adolescente tenha concluído o esquema vacinal (1ª e 2ª dose) há, pelo menos, quatro meses. Poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer e Coronavac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde, independentemente da dose aplicada anteriormente. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

12 postos aplicam vacina de reforço contra Covid-19 a adolescentes entre 12 e 17 anos. Arquivo/PMI

“A dose de reforço deve ser preferencialmente com a vacina da Pfizer. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada”, informa a Secretaria de Saúde local, que elenca 12 postos de saúde que estão vacinando adolescentes.

São eles: Abramo Delforno (Nosso Teto), Centenário, Cruzeiro, Galetto, Ipê, Porto Seguro e San Francisco 2, na área urbana. Na zona rural, as unidades que oferecem dose de reforço a adolescentes são Engenho D’Água, Morro Azul, Pires, Pinhal e Tapera Grande.

A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas. É necessário apresentar um documento de identificação e cartão de vacinação.

É importante que aqueles que ainda não garantiram a imunização (1ª e/ou 2ª dose) procurem uma das unidades de saúde para vacinação. O Estado de São Paulo tem 2,7 milhões de faltosos de segunda dose contra o coronavírus, sendo 1,2 milhão de crianças e jovens entre 5 e 17 anos.

Demais públicos

Vale lembrar que desde 23/05, houve mudanças nos postos que têm disponibilidade da vacina contra a Covid-19. A vacinação foi concentrada em menos postos, devido à diminuição da procura.

Para o público em geral, a vacinação contra o Coronavírus ocorre nas unidades de saúde: Abramo Delforno (Nosso Teto), Centenário, Cruzeiro, Galetto, Ipê, Porto Seguro e San Francisco 2.

A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas. É necessário apresentar um documento de identificação e cartão de vacinação. Crianças de 5 anos de idade, que recebem a dose pediátrica de Pfizer, exclusiva para essa faixa etária, continuam sendo vacinadas no Centro de Atenção à Criança (CAC), na rua Quintino Bocaiúva, 404, no Centro.

As unidades básicas de saúde da zona rural, nos bairros Engenho D’Água, Morro Azul, Pinhal, Pires e Tapera Grande continuam vacinando contra Covid-19 sem alteração.

Da Redação – Fotos: Arquivo/PMI