Cidade

De acordo com itatibenses, atraso no transporte público é o maior problema atualmente

Com seus 120.858 habitantes, de acordo com o último censo, o município de Itatiba se estende por 322,2 km². Dentro deste território, a cidade é atendida pela empresa TCI (Transporte Coletivo de Itatiba), que atualmente é a responsável pela operação do transporte público coletivo.

O jornal Itatiba Hoje ainda acompanha a insatisfação da população com relação à estrutura dos pontos de ônibus, horários e forma como estão fisicamente os coletivos da empresa que atende nossa cidade.

Na edição anterior, de 03 a 09 de junho, abordamos os atrasos nas obras e informações desencontradas pela empresa TCI, em razão ao transtorno causado à população devido ao acordo firmado que não foi cumprido.

Agora ouvimos relatos dos usuários do coletivo e apresentamos, por meio de fotos, a situação de pontos em alguns bairros de Itatiba.

Praça Nossa Senhora do Carmo – Foto: Gleicy de Paula

Problema recorrente

A senhora Eugênia Isabel Garcia, costureira, que mora no Novo Cruzeiro, alega que os transportes públicos não passam pelo bairro: “o ônibus não sobe o morro do Novo Cruzeiro. Eu acho essa situação muito ruim”.

Para a diarista Aldeni Correia Saad Sabsoul, de 48 anos, que trabalha em São Paulo e domiciliada no Jardim México, o transporte público sempre foi um problema. “Eu costumo pegar daqui do Jardim México para Aparecidinha e de Aparecidinha para Jundiaí, e os ônibus de Itatiba são terríveis. Muito ruins mesmo! Principalmente o local do ponto de Aparecidinha no posto do Champirra. Durante à noite [não há] condições de qualquer pessoa ficar no ponto, principalmente uma mulher”, reclama Aldeni.

Renato Camargo, de 45 anos e recepcionista de hotel, que costuma utilizar transporte público no Terminal Central da Comendador Franco, o ônibus sempre chegou na hora prevista, mas gostaria que tivesse mais horários para os bairros distantes da cidade.

“E este sempre foi um problema com a TCI, os bairros mais afastados sofrem com a falta de pontualidade e horários disponíveis. Moradores [tiveram que] providenciar seu próprio transporte, como por exemplo, comprar um carro ou moto (para aqueles que possuem condições financeiras para assumir essa dívida). Outra solução encontrada também é a de contratar motoristas de aplicativos ou particulares, para realizar o transporte devido à escala restrita dos ônibus da cidade”, esclareceu.

A vendedora Giovanna Klemenc Dominic, de 18 ano, contou que reside em um dos bairros mais prejudicados com a redução de horários para o transporte público, o Jardim Leonor. Ela ressaltou que raramente o coletivo chega como previsto. “De acordo com o aplicativo da empresa, o ônibus sempre atrasa, normalmente em torno de uns 20 minutos”.

Na maior parte do tempo, além do atraso, que prejudica o usuário com a demasiada espera, Giovanna alega que o efeito do atraso é a parte mais complicada. “Ao fazer a baldeação (troca de transporte coletivo), os horários dos ônibus não coincidem, fazendo com que eu perca o próximo transporte que deveria utilizar para chegar ao seu trabalho”.

Avenida Bandeirantes – Foto: Gleicy de Paula

Outras reclamações

Ainda com relação às demandas da população, o Itatiba Hoje também ouviu relatos sobre o mau atendimento telefônico prestado pela empresa TCI e o fato de que, mesmo sem congestionamentos na cidade, os coletivos raramente estão no horário previsto.

Avenida Bandeirantes. Foto: Gleicy de Paula

E a empresa, o que diz?

Em contato com a equipe de reportagem do Itatiba Hoje, a TCI informou, por meio de nota, que “As linhas e horários alterados durante a pandemia já foram restabelecidos, porém, algumas ofertas de linhas e horários estão como nova grade, ajustados com o que podemos chamar de pós-pandemia. Como muitas ofertas estão distribuídas na grade de horários em função dos horários das empresas, principalmente para atender o trabalhador, e como a pandemia alterou, e muito o quadro e horário de determinadas empresas, o cenário, em alguns casos, é outro completamente diferente. Trabalhamos diariamente para suprir todas as necessidades da população com ofertas de horários que atendam a necessidade da coletividade”.

Por Gleicy de Paula/Itatiba Hoje – Fotos: Gleicy de Paula

Avenida Prudente de Moraes. Foto: Gleicy de Paula

Perguntamos nas redes sociais o que os itatibenses pensam sobre o transporte coletivo. Confira aqui as opiniões:

Como também estamos presentes nas redes sociais, resolvemos perguntar à população itatibense a sua opinião sobre o transporte coletivo da cidade. E qual foi nossa surpresa quando recebemos mais de 80 comentários em pouco mais de 24 horas.

Rua José J. Antônio. Foto: Gleicy de Paula

E é claro que, visto essa demonstração de revolta, vamos compartilhar esses comentários com você, nosso leitor, a fim de dar voz aqueles que fazem uso dos coletivos diariamente. Confira alguns deles:

Denise Almeida
“O transporte público precisa de mais horários. Trabalhamos no hospital, saímos às 13h e só tem ônibus para os bairros a partir das 16h aos domingos. Quem vem trabalhar e entra às 13h tem que sair de casa por volta de 11h horas. [O uso de] máscaras ninguém respeita, a começar pelo motorista. […] Outro dia perguntei ao motorista porque ele não cobra dos passageiros e ele mesmo falou que não pode nem falar pois as pessoas já brigam. Que horror! As pessoas sabem que tem que usar e não cumprem o protocolo”

Inêz Brito
“Quem só anda de carro, esse transporte é ótimo. Quero ver quem precisa dele todos os dias para trabalhar ou mesmo para ir ao centro da cidade resolver os compromissos. Precisa de mais horários. Desde que vim para Itatiba, sempre foi a mesma dificuldade. Isso tem anos. Quero ver entrar uma empresa 100% preocupada com os passageiros de todas as idades. Não visar somente o dinheiro”

Francisco Fonseca
“Os ônibus são bons, mas os horários são ruins, principalmente nos fins de semana. Falta um terminal fechado, mas não podemos fazer nada. Quem manda no transporte público de Itatiba é a tci há muitos anos e nenhum prefeito tem peito para enfrentar eles. Enquanto não tiver uma concorrência isso nunca vai mudar”

Neusa Zuccon
“Poderia ser ótimo se quisesse e tivesse respeito pelo passageiro, colocando mais ônibus e horário para seus usuários […]”

Darcy Benzato
“Inêz Brito, faço minha suas palavras. Uma cidade tão linda e acolhedora com um transporte coletivo nota 0”

Maria De Fátima Silva
“Do Rei de Ouro pro Zupardo também, o primeiro horário é às 07h53 a gente sai do trabalho às 07h tem que esperar quase 1 hora no ponto”

Paula Márcio Rodrigues
“Uma porcaria e ainda tem motorista chato que não espera nem a gente passar a roleta e já sai com o ônibus”

Isael Torso
‘Os horários anteriores eram melhores. Sábado e domingo depois do almoço tem que ficar esperando duas horas no terminal para vir ou ir para outros bairros”

André Cristiano
“Nem sei porque colocou aquela m* de placar. Não funciona aquela m*, é só pra gastar dinheiro do povo mesmo”

Sérgio Pelarin
“A mesma empresa está aí há mais de 30 anos, sabemos que nada vai mudar. Péssimo, caro, poucas linhas e poucos ônibus”

Lindalva Apolinário
“Os ônibus são bons, mas os horários entre um ônibus e outro são péssimos. Estão pela hora da morte, não dá pra aguentar”

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje

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