CidadeUniverso Feminino

Lions Clube de Itatiba nomeia sua primeira mulher presidente

A itatibense Silvia Picoli assumiu, na última terça-feira, dia 19, a presidência do Lions Clube de Itatiba. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da organização no município.

O Lions Clubs é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais.

A equipe de reportagem do Itatiba Hoje conversou com Silvia e agora traz para você a entrevista completa. Confira!

Primeiros passos na organização

Silvia nos contou que sua história no Lions começou há 17 anos, em 2005 quando entrou para a organização. Ela relatou que, até então, não havia lideranças femininas na tomada de decisões.

“Nesta ocasião meu esposo Dalton era [membro] Leão e eu domadora, não tínhamos companheira Leão em nosso clube. As domadoras sempre ajudavam em todas as tarefas, mas não votávamos para as tomadas de decisões. Em 2017 me tornei companheira Leão junto com minha filha Sophia (na época com 17 anos de idade, a mais jovem Companheira Leão em nosso clube) e nossa companheira Eva Torso. A partir desta data passamos a ocupar cargos em nossa diretoria, bem como participar das decisões do clube”

A agora presidente explicou que desde de sua entrada no clube, passou por diversos cargos e processos para entender como a organização funciona. “[Recentemente] tive o interesse em me tornar presidente e me candidatei ao cargo, sendo aceita pelos meus companheiros”.

Representatividade feminina

Quando questionada sobre a importância de se ter uma mulher em um cargo de chefia dentro do Lions, Silvia esclareceu que, agora, outras mulheres perceberão que não é necessário “ter uma família formada [para entrar no Lions]. A mulher pode ser solteira e independente, que ela vai entrar como Companheira Leão e poderá chegar ao cargo de presidente e também a outros cargos dentro da nossa região”.

“Tivemos uma presidente internacional mulher e isso foi muito importante para nós, pois mostrou que com vontade, responsabilidade e determinação podemos fazer e chegar aonde quisermos”, contou durante a entrevista.

Ainda ressaltou que esta é uma oportunidade única e que espera inspirar outras mulheres a fazer parte desta organização. “Dentro do Lions não tem mulher ou homem, temos leões que estão dispostos a trabalhar, servir ao próximo. Isso para mim é o mais importante, é a igualdade que nós mulheres sempre almejamos”.

Planos para o futuro

Agora na presidência Silvia tem diversas metas que pretende cumprir. “O Lions é uma organização bem estruturada, temos uma forma de trabalho organizada e voltada para ‘servir ao próximo’, independentemente de raça, sexo, religião ou política. O que eu mais quero, como mulher, é aumentar a visibilidade do meu clube e, desta forma, trazer mais associados, para termos mais mãos para nos ajudar com nosso trabalho voluntário. Nosso clube é pequeno e já conseguimos realizar várias tarefas, então eu imagino o que poderíamos fazer com mais voluntários. Com novas ideias o clube e a população ganharão muito mais”, finalizou.

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Arquivo Pessoal