Autos

AVALIAÇÃO: Toyota SW4 SRX, um carrão para 7 pessoas para todo terreno

Como sempre destacamos, tem carro para todos os gostos, bolsos e finalidades. Mas quando se fala de SUV grande, tirando as marcas importadas mais requintadas, restam três ou quatro modelos de fabricantes considerados nacionais. Nesta avaliação, o Toyota SW4 SRX, um grandalhão, equipado com motor turbodiesel 2.8, que concorre diretamente com o Chevrolet Trailblazer e Jeep Commander.

Há mais tempo no mercado, o SW4 que abandonou o prenome Hilux segue ostentando como top da marca na versão SRX. Trata-se de um carro bem completo, em equipamentos de segurança e conforto, além de bastante tecnologia embarcada. Bem requintado, a versão avaliada oferece a possibilidade de transportar até sete pessoas, já que a terceira fileira de bancos pode virar porta-malas, que vai de 170 litros (com 7 passageiros) a 500 litros (com 5 a bordo). Mede 4,79 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,83 de altura e 2,74 de entre-eixos.

Diferentemente de carros menores que oferecem até 7 lugares, os dois que vão na terceira fileira podem ser transportados com bom nível de conforto. Há saídas de ar-condicionado direcionadas para quem vai ali, encostos de cabeça no assento e algum espaço para as pernas. Pessoas de maior estatura terão dificuldade para entrar e ficar nesta posição, afinal ninguém faz milagres. Mas é uma possibilidade real até em viagens de médio a longo percurso.

Destaque-se que o SW4 SRX agora conta apenas com versões equipadas com o eficiente motor 2.8 turbodiesel, que produz 204 cavalos de potência. O consumo de combustível não decepciona. Faz mais de 10 a 11 por litro. Como tem tanque de 80 litros, a autonomia na estrada se aproxima de 900 quilômetros. Dependendo do pé, dá para chegar nos 1.000 km sem reabastecer.

Se quiser levar o SW4 para a trilha, como um bom Toyota, não irá decepcionar. Tem tração 4×4 reduzida com comandos de mudanças bem acessíveis no painel. Basta saber o que está fazendo que o SUV irá mandar bem até em situações mais difíceis. O preço da versão SRX pode variar de um local para o outro, mas na tabela tem o valor de R$ 389 mil.

Visual modernizado mantém modelo atual

Para manter o SW4 moderno, a Toyota encheu o modelo de detalhes cromados e não economizou nas luzes de LED. Os faróis têm desenho fluido, agregando projetor de LED para facho alto e baixo, assim como luzes diurnas em LED e repetidores de direção.

Os faróis de neblina têm moldura cromada e o para-choque ficou mais proeminente, sendo exclusivos do modelo. A grade é cromada e tem um grande logotipo da Toyota. As rodas de liga leve aro 18 polegadas vêm com pneus 265/60 R18.

Retrovisores são rebatidos eletricamente e frisos cromados estão na base das janelas e maçanetas.

Estribos presentes para facilitar a entrada. Na traseira, as lanternas são em LED e o cromado na tampa chamam atenção.

Há um defletor de ar no teto. Com colunas C bem inclinadas e com base elevada, a Toyota SW4 2022 ganha um aspecto mais esportivo e dinâmico.

Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4

  • acabamento em padrão madeira no console central e volante
  • console entre os bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos e descansa-braços
  • revestimento dos bancos em couro e material sintético preto
  • porta-objetos com porta-garrafas nas portas
  • porta-copos no painel
  • porta-luvas com chaves e amortecedores
  • terceira fileira de bancos rebatíveis
  • saída de ar central com difusores no teto e controle de intensidade para os bancos traseiros
  • tomadas de energia (12V) para acessórios no painel, console central e no porta-malas
  • compartimento refrigerado no painel
  • rodas de liga leve aro 18 polegadas
  • aerofólio
  • faróis (alto e baixo) de LED
  • lanternas traseiras em LED
  • estribos laterais na cor prata
  • maçanetas externas cromadas
  • retrovisores externos eletrorretráteis na cor do veículo com regulagem elétrica e indicadores de direção
  • iluminação de boas-vindas
  • para-barros dianteiro e traseiro
  • faróis de neblina de LED
  • grade cromada do radiador
  • limpador do para-brisa com temporizador de velocidade intermitente
  • luz de condução diurna em LED
  • barras longitudinais no teto
  • computador de bordo com tela de 4,2 polegadas de TFT
  • Smart Entry + Push Start
  • Paddle Shift
  • modos de direção (Power/Eco/Sport)
  • abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa
  • volante com comandos integrados (telefone, áudio, vídeo e computador de bordo)
  • ar-condicionado com duas zonas
  • bancos dianteiros com ajuste elétrico de distância, inclinação, altura e com sistema de ventilação
  • compartimento refrigerado no painel
  • sistema multimídia sensível ao toque com tela de 8 polegadas com falantes e subwoofer JBL
  • GPS, TV Digital, MP3, conexão auxiliar, USB e Bluetooth
  • conectividade Android Auto e Apple CarPlay
  • câmera de ré
  • airbags frontais (dois), de joelho para motorista, laterais (dois) e de cortina (dois)
  • retrovisor interno eletrocrômico
  • controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC) e de tração (A-TRC)
  • assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC)
  • sistema auxiliar EBD nas quatro rodas
  • assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas (BAS)
  • assistente de pré-colisão com detector de pedestre e ciclista e com alerta sonoro e visual e frenagem automática
  • sistema de alerta de mudança de faixa (LDA)
  • sistema de alerta de ponto cego (BSM)
  • sistema de alerta de tráfego traseiro (RCTA)
  • Isofix
  • sistema one touch para rebatimento dos bancos traseiros
  • sensores de estacionamento dianteiros e traseiro
  • controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC)
  • faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura e temporizador (follow me home).

Acesse e se inscreva no www.youtube.com/carroexpress

Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Danilo Sanches