AVALIAÇÃO: Toyota SW4 SRX, um carrão para 7 pessoas para todo terreno
Como sempre destacamos, tem carro para todos os gostos, bolsos e finalidades. Mas quando se fala de SUV grande, tirando as marcas importadas mais requintadas, restam três ou quatro modelos de fabricantes considerados nacionais. Nesta avaliação, o Toyota SW4 SRX, um grandalhão, equipado com motor turbodiesel 2.8, que concorre diretamente com o Chevrolet Trailblazer e Jeep Commander.
Há mais tempo no mercado, o SW4 que abandonou o prenome Hilux segue ostentando como top da marca na versão SRX. Trata-se de um carro bem completo, em equipamentos de segurança e conforto, além de bastante tecnologia embarcada. Bem requintado, a versão avaliada oferece a possibilidade de transportar até sete pessoas, já que a terceira fileira de bancos pode virar porta-malas, que vai de 170 litros (com 7 passageiros) a 500 litros (com 5 a bordo). Mede 4,79 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,83 de altura e 2,74 de entre-eixos.
Diferentemente de carros menores que oferecem até 7 lugares, os dois que vão na terceira fileira podem ser transportados com bom nível de conforto. Há saídas de ar-condicionado direcionadas para quem vai ali, encostos de cabeça no assento e algum espaço para as pernas. Pessoas de maior estatura terão dificuldade para entrar e ficar nesta posição, afinal ninguém faz milagres. Mas é uma possibilidade real até em viagens de médio a longo percurso.
Destaque-se que o SW4 SRX agora conta apenas com versões equipadas com o eficiente motor 2.8 turbodiesel, que produz 204 cavalos de potência. O consumo de combustível não decepciona. Faz mais de 10 a 11 por litro. Como tem tanque de 80 litros, a autonomia na estrada se aproxima de 900 quilômetros. Dependendo do pé, dá para chegar nos 1.000 km sem reabastecer.
Se quiser levar o SW4 para a trilha, como um bom Toyota, não irá decepcionar. Tem tração 4×4 reduzida com comandos de mudanças bem acessíveis no painel. Basta saber o que está fazendo que o SUV irá mandar bem até em situações mais difíceis. O preço da versão SRX pode variar de um local para o outro, mas na tabela tem o valor de R$ 389 mil.
Visual modernizado mantém modelo atual
Para manter o SW4 moderno, a Toyota encheu o modelo de detalhes cromados e não economizou nas luzes de LED. Os faróis têm desenho fluido, agregando projetor de LED para facho alto e baixo, assim como luzes diurnas em LED e repetidores de direção.
Os faróis de neblina têm moldura cromada e o para-choque ficou mais proeminente, sendo exclusivos do modelo. A grade é cromada e tem um grande logotipo da Toyota. As rodas de liga leve aro 18 polegadas vêm com pneus 265/60 R18.
Retrovisores são rebatidos eletricamente e frisos cromados estão na base das janelas e maçanetas.
Estribos presentes para facilitar a entrada. Na traseira, as lanternas são em LED e o cromado na tampa chamam atenção.
Há um defletor de ar no teto. Com colunas C bem inclinadas e com base elevada, a Toyota SW4 2022 ganha um aspecto mais esportivo e dinâmico.
Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4
- acabamento em padrão madeira no console central e volante
- console entre os bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos e descansa-braços
- revestimento dos bancos em couro e material sintético preto
- porta-objetos com porta-garrafas nas portas
- porta-copos no painel
- porta-luvas com chaves e amortecedores
- terceira fileira de bancos rebatíveis
- saída de ar central com difusores no teto e controle de intensidade para os bancos traseiros
- tomadas de energia (12V) para acessórios no painel, console central e no porta-malas
- compartimento refrigerado no painel
- rodas de liga leve aro 18 polegadas
- aerofólio
- faróis (alto e baixo) de LED
- lanternas traseiras em LED
- estribos laterais na cor prata
- maçanetas externas cromadas
- retrovisores externos eletrorretráteis na cor do veículo com regulagem elétrica e indicadores de direção
- iluminação de boas-vindas
- para-barros dianteiro e traseiro
- faróis de neblina de LED
- grade cromada do radiador
- limpador do para-brisa com temporizador de velocidade intermitente
- luz de condução diurna em LED
- barras longitudinais no teto
- computador de bordo com tela de 4,2 polegadas de TFT
- Smart Entry + Push Start
- Paddle Shift
- modos de direção (Power/Eco/Sport)
- abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa
- volante com comandos integrados (telefone, áudio, vídeo e computador de bordo)
- ar-condicionado com duas zonas
- bancos dianteiros com ajuste elétrico de distância, inclinação, altura e com sistema de ventilação
- compartimento refrigerado no painel
- sistema multimídia sensível ao toque com tela de 8 polegadas com falantes e subwoofer JBL
- GPS, TV Digital, MP3, conexão auxiliar, USB e Bluetooth
- conectividade Android Auto e Apple CarPlay
- câmera de ré
- airbags frontais (dois), de joelho para motorista, laterais (dois) e de cortina (dois)
- retrovisor interno eletrocrômico
- controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC) e de tração (A-TRC)
- assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC)
- sistema auxiliar EBD nas quatro rodas
- assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas (BAS)
- assistente de pré-colisão com detector de pedestre e ciclista e com alerta sonoro e visual e frenagem automática
- sistema de alerta de mudança de faixa (LDA)
- sistema de alerta de ponto cego (BSM)
- sistema de alerta de tráfego traseiro (RCTA)
- Isofix
- sistema one touch para rebatimento dos bancos traseiros
- sensores de estacionamento dianteiros e traseiro
- controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC)
- faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura e temporizador (follow me home).
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Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Danilo Sanches