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Imprudência de motoristas é o real vilão da rodovia Itatiba-Bragança

Na última semana foram registrados dois acidentes gravíssimos na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira (SP – 063), que liga Itatiba ao município de Bragança Paulista.

O primeiro aconteceu no dia 19 de julho, quando um ônibus e uma van colidiram nas proximidades do Bairro Moenda. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, foi constatado uma vítima fatal no local, uma vítima em estado grave e duas vítimas em estado leve.

Já no dia 22, um acidente fatal foi registrado no km 47 da mesma via, envolvendo uma moto Honda CG 160 e um Honda Civic. Segundo informações, o veículo Honda Civic trafegava pela pista no sentido Bragança Paulista quando invadiu o sentido contrário da rodovia e colidiu de frente com a moto. O condutor da moto, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele deixou esposa e duas filhas.

O condutor do Honda Civic, identificado como o zagueiro Renan, do Red Bull Bragantino, saiu ileso da colisão e com a chegada da Polícia Rodoviária se recusou a realizar o teste do etilômetro (bafômetro) no local e foi conduzido à delegacia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o zagueiro não tinha CNH definitiva e que sua permissão para dirigir estava suspensa.

Diante dessas duas tragédias, o jornal Itatiba Hoje resolveu buscar mais informações sobre o estado da via e, também, sobre o comportamento dos motoristas que por ali trafegam, no intuito de melhor entender o que de fato está acontecendo.

Acidente envolvendo um Honda Civic e uma moto Honda CG 160 no km 47. Foto: Reprodução

O que o DER alega?

A Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira está, atualmente, sob concessão ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Estado de São Paulo. Entramos em contato com o departamento e questionamos sobre a os acidentes que ocorreram na via, o estado da massa asfáltica e também sobre o funcionamento da fiscalização eletrônica (radares).

A resposta oficial, obtida via e-mail, foi a seguinte: “O DER informa que a SP-063 recebe serviços de conservação especial e reabilitação da sinalização horizontal em 28,4 km de extensão no trecho entre Itatiba e Bragança Paulista. O valor do investimento é de 16,6 milhões. O Governo de SP realiza o maior programa de construção, recuperação e asfaltamento de estradas da história do Estado. Estão sendo investidos R$14 bilhões em mais de 11 mil km”.

Acidente envolvendo um ônibus e uma van nas proximidades do Bairro Moenda. Foto: Reprodução

Índices INFOSIGA

Consultamos a base de dados do INFOSIGA SP, que é o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, implementado em 2014 pelo Governo do Estado, no âmbito do Movimento Paulista de segurança no trânsito e pudemos observar os seguintes fatos.

Tendo como referência os óbitos que ocorreram de janeiro a junho de 2022, pode-se notar que a maior parte das vítimas são homens de 18 a 24 anos e que circulavam pelas vias de motocicleta.

Além disso, os dados do órgão mostram que as rodovias foram o cenário da maioria dos acidentes que levaram as vítimas a óbito e que, de fato, colisões foram as causas com mais repetição.

Já com relação aos acidentes não fatais, nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 166, sendo que destes, 92 foram colisões, 24 choques, 12 atropelamentos e 38 acidentes de outra natureza.

Foto: Lívia Martins

O que dizem os itatibenses

Em uma conversa rápida com alguns leitores do Itatiba Hoje, percebemos que a grande reclamação, e também preocupação, é com relação ao comportamento dos motoristas que transitam pela Itatiba-Bragança.

A imprudência é notada por todos há muitos anos, e salientam que, mesmo com radares funcionando, os condutores infringem as normas de trânsito sem qualquer pudor ou cuidado.

Experiência do usuário

A equipe do Itatiba Hoje percorreu a Rodovia Itatiba-Bragança na manhã do dia 24 de julho, último domingo, e pode perceber que a via foi recentemente recapeada e conta com boa sinalização, seja por pinturas no asfalto, seja por placas.

A fiscalização eletrônica de velocidade está presente em um ponto de aclive do trecho percorrido, onde os motoristas tendem a arriscar uma direção mais rápida e, por consequência, mais perigosa.

Os 60 quilômetros por hora são dificilmente respeitados pelos condutores, uma vez que a rodovia possui trechos sem curvas, com duas faixas no sentido Itatiba-Bragança e pontos de ultrapassagem.

O leitor pode verificar na fotografia da capa desta edição que, no momento que voltávamos para a área central de Itatiba, fomos ultrapassados por um veículo em local proibido, o que comprova o fato de que os motoristas realmente se arriscam na via até mesmo em dias mais tranquilos.

Por Lívia Martins – Foto: Lívia Martins