Momentos

Olhe para o céu! Chuvas de meteoros estão previstas para acontecer na primeira metade deste mês

O clarão visto no céu no Estado de São Paulo na madrugada da última quarta-feira foi resultado de um meteoro que explodiu próximo à Terra, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O fenômeno chamou a atenção e intrigou moradores em várias cidades.

O brilho repentino no céu chamou a atenção dos moradores por volta das 5h. No Vale do Paraíba, moradores de Guaratinguetá, São José dos Campos e Bragança Paulista fizeram registros.

A chuva de meteoros de Caelidas vai até 15 de agosto e terá maior intensidade nesta sexta-feira, dia 5. Ela pode ser observada em todo o Brasil sempre entre meia-noite e o amanhecer. Em geral, os meteoros entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 44,5 quilômetros por segundo (km/s).

De acordo com o Prof. Gabriel Hickel da Universidade Federal de Itajubá, a chuva dos Caelidas de agosto foi primeiramente determinada pelo estudo da BRAzilian Meteor Observation Network (Bramon), que também trabalha com monitoramento de meteoros.

A descoberta da Bramon ocorreu em 2017 e foi reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), órgão que coordena nomenclaturas, descobertas e padrões astronômicos em todo o mundo.

Outra chuva de meteoros aguardada para este mês é a conhecida Perseidas, que tem seu ápice nas madrugadas de 11 e 12 de agosto.

Da Redação/Itatiba Hoje – Foto: Michał Mancewicz/Unsplash