Imóveis

“Ajudar as pessoas a realizar o sonho da casa própria é nossa grande conquista”

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Veja nesta página algumas curiosidades sobre essa profissão

Hoje, dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Em celebração a essa profissão tão necessária, tivemos um bate papo com o empresário Fernando Perobelli que nos contou um pouco sobre o cenário atual e outros detalhes dessa carreira.

Já de início Fernando afirmou que essa profissão é uma das mais importantes, não só atualmente, como também no futuro, pois os profissionais estão cada vez mais ligados à tecnologia e à busca pelo bem-estar, saúde e entretenimento de todos. Não se compram mais imóveis, mas sim experiências para uma vida toda.

“Hoje os corretores precisam ter foco em seus clientes, investir no bom relacionamento e não medir esforços para atender as necessidades de seus clientes para buscar o melhor negócio. Além disso, precisam estar em constante atualização, tanto em técnicas de vendas quanto em tecnologia, ferramenta imprescindível nesse mercado. Os corretores também precisam entender muito de crédito, haja vista que a grande maioria das transações imobiliárias são através de financiamentos bancários, ou seja, os corretores passaram também a serem consultores de finanças e de tendências. Nesse sentido, ser corretor é auxiliar a maioria das pessoas a realizarem um dos maiores sonhos: o da casa própria”, afirmou o empresário.

Há desafios?

Com certeza toda profissão enfrenta desafios. Para os corretores é entender quais são as “dores” dos clientes e direcioná-los para sua solução. Segundo Perobelli, é “entender para atender”.

“Não adianta oferecer um imóvel de 500 mil para um cliente com capacidade de compra de no máximo 200 mil. Cria-se uma falsa expectativa para o cliente e o corretor, com toda certeza, não fará o negócio e ainda irá gerar uma experiência negativa para seu cliente. [O corretor] tem que procurar ser o mais assertivo possível, por isso a necessidade de uma longa entrevista com o cliente para entender suas necessidades e, dessa forma, minimizar o erro e caminhar para a condução do fechamento comercial”, contou.

Mas há benefícios

Para Fernando, o grande benefício da profissão é a sensação imensurável de ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria. Segundo o empresário, essa é uma profissão que transforma vidas de forma bilateral, tanto dos clientes quanto dos corretores.

“É claro que também há o retorno financeiro, que é uma consequência natural de um trabalho feito com responsabilidade, transparência e excelência. Essa profissão é uma das que melhor remunera em todo o mundo”, completou.

A carreira no mercado atual

Durante a conversa, Perobelli afirmou que, embora haja a oscilação do mercado de imóveis, há sempre alguém querendo vender ou comprar, pois esse é um mercado que não pára e o déficit habitacional é muito grande

“O que falta é justamente profissionais engajados e mais bem preparados para atender melhor os clientes, mas tem muita gente boa atuando de forma brilhante e ganhando muito dinheiro na corretagem. A grande verdade é que tem muita gente que “está” corretor, e para ter sucesso precisa de fato SER corretor. Posso assegurar que é uma das poucas profissões que em curto espaço de tempo transforma a vida das pessoas, proporcionando um crescimento exponencial em todos os sentidos”, revelou Fernando.

Quando questionado sobre a possibilidade de ingressar neste mercado, o empresário foi categórico: “basta focar, estudar essa atividade, se preparar e ter muita disposição para o trabalho, porque negociar imóveis não tem dia, nem hora e nem local. Tem um preço a pagar profissionalmente falando, mas posso lhes assegurar que é uma profissão contagiante e muito rentável”.

Um conselho de quem entende do assunto

“Essa é uma profissão a qual exerço há 25 anos e, ao longo desse período, construí e venho construindo uma carreira de reconhecimento, sucesso, dedicação e de muito trabalho. Sou sócio da empresa Perobelli Negócios Imobiliários e também da Árbore vendas. As coisas não acontecem da noite para o dia, tudo na vida é uma construção, tem que ser um degrau por vez, mas assim como a profissão de corretor de imóveis transformou a minha vida, poderá transformar a vida de qualquer pessoa. Hoje temos na nossa estrutura quase 200 profissionais que atuam diretamente conosco, espalhados por diversos stands de vendas por todo o Estado e mais de 300 profissionais que atuam indiretamente, no modelo de parceria. Temos ainda 18 coordenadores de plantões, uma gerente regional e o exímio profissional, Diretor Comercial, Alessandro Celestino, onde atuamos juntos no dia a dia. Estou à frente da Diretoria Institucional, onde exerço essa função com muita responsabilidade e orgulho em representar a 15ª maior construtora do país, a Arbore Engenharia, com sede no Morumbi em São Paulo, e a nova sub sede no Galeria Oficce em Campinas, sob a gestão do CEO César Silveira e do sócio diretor Hugo Reichenbah Neto. Aproveito o ensejo para informar que se alguém estiver interessado em compor nosso time comercial, estamos em franca expansão, mas com uma condição: Venha com muita disposição para trabalhar, ganhar muito dinheiro e prêmios e ter sua vida transformada. Saiba que nossos gestores são muito competentes e preparados para lhes dar todo suporte necessário para que tenham uma carreira de sucesso”, aconselhou Fernando.

E quem deseja comprar um imóvel,por que contratar um corretor?

A resposta de Perobelli foi simples: para que possam realizar uma transação de forma transparente e segura.

“A venda ou compra de um imóvel exige uma série de procedimentos que proporcionam segurança nos investimentos. Por exemplo, solicitar todas as certidões dos vendedores, dos compradores e do próprio imóvel para certificar que não há nenhum impedimento legal para formalizar e concluir a operação. Inclusive, no Código Civil de 2002, estão elencadas as responsabilidades do corretor de imóveis no contrato de corretagem”, esclareceu.

Quero ingressar nessa carreira. Como faço?

O empresário explicou que, primeiramente, o interessado deve ingressar em um curso de TTI – Técnico em transações imobiliárias e, após receber a carteira de estagiário, buscar o estágio obrigatório em alguma imobiliária ou com algum corretor. “Costumo dizer que essa é uma etapa muito importante para quem está iniciando pois é essa fase que dará o norte ao profissional, ou seja, busque um profissional que seja respeitado e reconhecido no mercado, que atue prezando pela ética profissional, pela transparência e segurança nas transações de venda e compra de imóveis dos seus clientes, dessa forma terá uma escola positiva e consequentemente também construirá uma carreira de sucesso. Reitero: antes de solicitar um pedido de estágio, pesquise sobre o histórico profissional da pessoa física ou da imobiliária que irá estagiar, isso é fundamental”, finalizou.

Feliz Dia do Corretor de Imóveis

Arquivo Pessoal

“Agradeço ao Jornal Itatiba Hoje pela oportunidade de falar da profissão que escolhi, a qual considero uma missão de vida. Aproveito o ensejo para cumprimentar todos os profissionais que atuam no mercado imobiliário, especialmente nossos amigos-parceiros, que são extremamente comprometidos e atendem os clientes da Árbore sempre com dedicação e excelência”. Fernando Perobelli

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto Tierra Mallorca/Unsplash