CidadeSaúde

Centro Oncológico de Itatiba completa seis meses com mais de 2.100 atendimentos

Inaugurado em 5 de março deste ano, o Centro Oncológico Maria Cristina Hellmeister de Abreu completou nesta segunda-feira (05/09) seis meses com mais de 2.100 atendimentos a pacientes de Itatiba e de outros 35 municípios. A unidade está instalada na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, em serviço da rede estadual de Saúde.

“Temos um serviço de excelência, que levou anos até se tornar uma realidade nesse ano. Só até agora já foram mais de 2 mil atendimentos em procedimentos diversos que ajudam a restabelecer a saúde de não só da população de Itatiba, mas também de cidadãos de mais de 30 cidades próximas. É uma grande conquista para Itatiba, em parceria com a Santa Casa e o Governo do Estado de São Paulo”, pontua o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

O secretário adjunto de Saúde de Itatiba, Lucas Zeponi Dal’Acqua, ressalta que a proximidade do tratamento ajuda os pacientes. “Gera comodidade e evita a necessidade de se deslocar por grandes distâncias para fazer cirurgia e/ou quimioterapia, pois sabemos que são tratamentos que despendem muita energia dos pacientes e dos familiares. Poder ter esta facilidade de ser tratado no seu município é um sonho antigo que se concretizou”, comentou.

Atendimentos em números

Neste primeiro semestre de funcionamento, em um balanço constando de 14 de fevereiro (antes mesmo da inauguração oficial) até agosto, foram feitos 2.166 atendimentos. Entre eles, estão: 1.076 consultas médicas, 169 cirurgias oncológicas, 921 sessões de quimioterapia, além da realização de exames diagnósticos.

Os atendimentos são todos de casos novos, de pacientes que tinham o diagnóstico e que iniciaram o tratamento em Itatiba. “O paciente que tem o diagnóstico em um médico da Rede Municipal de Saúde, do SUS – seja em uma UBS ou em um Centro de Especialidades -, é encaminhado para o Centro de Oncologia para fazer o tratamento”, esclareceu.

Projeto de sucesso

O Centro Oncológico é resultado de um projeto de parceria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba e Santa Casa local. “O projeto está sendo um sucesso. Recurso financeiro não é nada sem recurso humano e nós temos muito bons – médicos, enfermeiros, farmacêuticos e administrativo – em uma missão para tratar esta doença tão difícil”, completou o secretário adjunto.

O serviço é custeado pelo investimento anual de R$ 5,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo. O Centro Oncológico é credenciado à Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e integra ações da Secretaria Estadual da Saúde para a ampliação do diagnóstico e fortalecimento da assistência aos pacientes com câncer no Estado.

Pacientes de diversas cidades

A Oncologia de Itatiba atende a cidade e outros 35 municípios, conforme estabelecido pela Diretoria Regional da Saúde (DRS) de Campinas. São eles: Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pinalzinho, Piracaia, Porto Ferreira, Santa Barbara D’Oeste, Santo Antonio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem e Vinhedo.

Da Redação – Foto: Arquivo/PMI