Foco

Foco

No dia 7 de setembro o rádio completa um século de chegada ao território nacional. O veículo foi inaugurado oficialmente em 1922, nas comemorações do centenário da Independência, com a transmissão da fala do presidente Epitácio Pessoa na abertura da radiotelefonia brasileira.

Desde então, se consolidou como um dos mais importantes meios de comunicação da atualidade. Com o surgimento da televisão e o advento da internet, muitos acreditaram que o rádio seria extinto. No entanto, ele se adaptou às mudanças e continua sendo uma das plataformas mais consumidas pelos brasileiros.

A chegada da internet permitiu a transmissão de som, ao vivo ou gravado, para qualquer parte do mundo, sem necessidade de autorização estatal. Também possibilitou a exploração de novos públicos e a retomada ou a inovação dos formatos radiofônicos.

Apesar de oferecer ferramentas e possibilidades que a tornam potencialmente mais interativa e democrática, a internet ainda não está acessível a todos os habitantes do globo terrestre. E onde ela não chega, lá está o rádio.

Por Lívia Martins/Com informações da Agência Brasil – Foto: Alexandre Debiève/Unsplash