Exposição “Artista Autista” contempla artes plásticas e fotográficas de itatibense
A exposição “Artista Autista” já está aberta para visitação no Espaço Benedito Campos Pupo – Dito Pinhá da Câmara Municipal. A mostra conta com as telas e fotografias da jovem Helena Lucas Nascimento.
“Artista Autista” reúne aproximadamente 40 trabalhos figurativos e abstratos, feitos tanto em tinta acrílica quanto em aquarela. Entre os assuntos retratados, Helena procura mostrar a diversidade de etnias, culturas, cores e coisas belas do mundo que lhe inspiram.
Sobre a artista
Helena Lucas Nascimento tem 17 anos e começou a pintar aos quatro anos de idade. Sua primeira tela abstrata nasceu com a mistura das cores dos potinhos de tinta guache. Helena foi diagnosticada com autismo, transtorno bipolar e disfunção motora aos cinco anos e, desde então, o trabalho com as artes foi um caminho para seu processo evolutivo.
Desenho, cores e formas sempre foram ferramentas dos psicólogos, psicopedagogos e os professores que trabalharam com ela na infância. Em meio a esse cenário, ela desenvolveu a fala, aprendeu a ler e a escrever. Com o tempo, foi criando seu próprio estilo artístico, evoluindo em cada tela e em cada desenho.
Seu talento extrapolou as telas de pintura e foi para os palcos. Com 13 anos Helena começou a fazer teatro e já se apresentou em quatro musicais com seu grupo de amigos, todos também autistas do grupo Aut. Mais um cenário das artes que colaborou para seu desenvolvimento pessoal. No palco Helena fez amigos, aprendeu socializar em grupo e desenvolveu a sua atenção compartilhada.
A artista também ama fotografar. Seu estilo é peculiar e angular, não existe um cenário favorito, costuma registrar imagens que, pelo seu olhar, merecem ser eternizadas. Helena é uma artista autista, e faz das artes um caminho para sua evolução.
A mostra
Com o pensamento de mostrar para outras pessoas dentro do TEA – Transtorno do Espectro Autista – que autistas podem ser o que quiserem, essa exposição foi montada para dar vistas ao trabalho que ajudou no desenvolvimento de Helena, e que ainda hoje faz das artes ferramentas de melhora cognitiva e social.
Projeto Artista Autista
Idealizado por Adriana Araújo Rodrigues e Michela Lucas, mães de autistas, e sabendo do grande potencial artístico que muitos autistas apresentam, o projeto tem início com a Exposição “Artista Autista” e pretende trazer ao conhecimento público aptidões como pinturas, desenhos, artes plásticas, poesias, artesanatos, música entre tantas outras através de mostras em diversos espaços. A ideia é de que junto destes trabalhos, as pessoas sejam envolvidas às artes, a inclusão e que conheçam as diversas habilidades que uma pessoa autista possui.
Serviço
O quê: Exposição “Artista Autista” por Helena Lucas Nascimento
Quando: A mostra seguirá no mês de setembro, das 9h às 17h
Onde: Espaço Benedito Campos Pupo – ‘Dito Pinhá’, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho
Aberta ao público
Da Redação – Foto: Arquivo Pessoal