CidadeGeral

COMPRA DE IMÓVEL: Como decidir se o ideal é comprar imóvel pronto, na planta ou adquirir um terreno e construir

Para decidir entre a compra de um imóvel pronto ou na planta, é importante conhecer o tempo de mudança. Já no que diz respeito a compra de um lote para construir, há outras peculiaridades.

Imóvel pronto: o comprador pode fazer o processo rapidamente e em um curto espaço de tempo poderá estar se mudando e desfrutando do imóvel. Por outro lado, na maioria dos casos, o comprador não sabe se materiais de qualidade foram utilizados na construção. Assim, em certo tempo de uso, o imóvel poderá apresentar inúmeros problemas, como infiltrações e umidades, trincas e rachaduras, defeitos elétricos ou hidráulicos e outros vícios ocultos que poderão surgir até mesmo depois de anos da sua aquisição.

Adquirir um lote e construir: a vantagem é poder desenvolver um projeto de acordo com o sonho e com as necessidades da pessoa, bem como definir os ambientes e o tipo de acabamento que irá utilizar. No entanto, essa modalidade demanda acompanhamento diário do processo construtivo, cotação de preços dos materiais, administração da obra, relacionamento com empreiteiros e pedreiros para solucionar eventuais problemas que surgem durante a obra e, principalmente, tempo e paciência para enfrentar o processo. Outro fator que deve ser levado em consideração é o aumento dos insumos da construção civil, que tem ocorrido de forma exponencial, pois a pessoa poderá ter uma grande “surpresa” com o custo final da obra, e dependendo da situação, precisando ter que pará-la em determinada fase por conta de ter investido todo seu recurso financeiro provisionado inicialmente.

Comprar casa ou apartamento na planta: deve-se fazer uma pesquisa sobre o histórico da construtora, buscar informações e visitar empreendimentos que já foram entregues ou que estão em construção. É necessário, da mesma forma, saber também qual é o agente financeiro que está por trás do projeto, pois é tal agente que irá garantir a entrega das chaves do imóvel dentro dos prazos previstos em contrato, existe seguro contratado para isso. A vantagem dessa modalidade é que o comprador não precisará dispor de tempo e ter desgastes físico e emocional com o período da construção. Além disso, terá uma possibilidade maior de escolher a localização do imóvel de acordo com o projeto aprovado, principalmente visitando o stand de vendas na fase inicial de lançamento. A maior vantagem, no entanto, consiste no fato de que, durante o período da compra até a entrega das chaves, em caso de financiamento junto ao banco, o comprador irá dispor de apenas 20% do valor total do imóvel a ser pago de forma parcelada para a construtora até o momento de entrega do empreendimento. Nesse mesmo período, o imóvel terá uma valorização de em média 40% do valor total do mesmo, sendo que, em alguns casos, esse percentual é ainda maior. Vale ressaltar que a compra do imóvel na planta através do crédito associativo entre a incorporadora e o agente financeiro, não há nenhum risco para o comprador, a unidade será entregue com toda segurança.

Imóvel é o melhor e mais seguro investimento, mas é necessário ter planejamento e disciplina independente da modalidade escolhida pelo comprador. Como diz o velho ditado: “Quem investe em terra, não erra”.

*Fernando Perobelli é bacharel em Direito pela Universidade São Francisco, especialista em Direito Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas e consultor imobiliário há 25 anos. Atualmente, é diretor institucional da Árbore Engenharia.

https://www.instagram.com/fernandoperobellioficial/

https://www.facebook.com/perobelli.consultor