Itatiba é a 2ª melhor cidade do país em qualidade de educação
Quando o assunto é educação, o município de Itatiba está muito bem, figurando como a 2ª melhor cidade do Brasil em Qualidade da Educação, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado no segundo semestre deste ano.
O estudo avaliou municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como inovação e dinamismo, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, saneamento, segurança, entre outros.
Na colocação geral, Itatiba manteve-se na mesma posição alcançada em 2021, a 43ª.
Informações do Ranking
De acordo com os relatórios, a qualidade da educação fornecida configura-se como métrica básica para medir a competitividade de um município, uma vez que, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa uma parcela importante na formação dos valores da sociedade.
Representa, também, um primeiro passo na formação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho. As graves deficiências na educação do país estão, sem dúvidas, entre os principais desafios para a melhoria da competitividade dos municípios brasileiros, minando tanto o potencial de desenvolvimento econômico quanto social.
Especificamente sobre Itatiba, o estudo diz que “o município apresenta como oportunidade clara para priorização no pilar continuar melhorando na nota no ENEM, dado o seu ainda baixo desempenho relativo (84ª colocação, subiu 8 posições). O município apresenta resultados excepcionais nas notas do IDEB, ocupando inclusive a primeira colocação no ensino médio, junto a 5ª e a 3ª colocação nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, respectivamente”
O que é este estudo?
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que chega à sua terceira edição e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.
A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 415 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
Como resultado, a terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Fotos: Divulgação/PMI