A partir de hoje, dia 6 de março, vacina bivalente começa ser aplicada em idosos de 60 a 69 anos
Desde a última terça-feira, dia 28/02, a quinta dose da vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada em Itatiba. O início da vacinação foi voltado para grupos prioritários – idosos a partir de 70 anos, moradores de asilo e quilombolas.
A novidade é que, a partir da próxima segunda-feira, dia 6, idosos com mais de 60 anos também poderão se vacinar com a vacina Pfizer Bivalente, que protege contra o vírus original e também contra a variante Ômicron e suas sub variantes.
A campanha de vacinação com a dose bivalente já teve a adesão de 25% do público alvo, de acordo com informações fornecidas pela Prefeitura de Itatiba na tarde da última quinta-feira, dia 2.
Vale lembrar que o esquema completo de vacinação compreende, pelo menos, as doses 1 e 2 ou apenas uma em caso da vacina de dose única. Levando em consideração esse dado, em Itatiba 105.651 munícipes estão em dia com a vacinação.
A vacina contra Covid-19 está disponível em todos os postos de saúde (adultos) e CAC (bebês e crianças), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além de ações pontuais, como a Vacinação em Família – realizada no último final de semana de cada mês desde janeiro.
Imunossuprimidos
Pessoas imunocomprometidas agora têm nova base de idade em Itatiba: a quinta dose será aplicada àqueles que têm a partir dos 12 anos – até o momento só recebiam quinta dose os integrantes desse grupo com mais de 18 anos. É necessária comprovação da condição – seja por exames ou por laudos.
Além de pertencer a esses grupos, a pessoa precisa ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses, para estar apta a receber essa. É necessário levar cartão de vacinação e um documento pessoal de identificação ao posto de saúde.
Por Lívia Martins – Foto: Ed Us/Unsplash