Saúde de Itatiba realiza Sábado da Prevenção e celebra Mês da Mulher com ação especial
A Secretaria de Saúde de Itatiba realiza neste sábado (18) mais uma edição do Sábado da Prevenção, ação especial que desta vez também celebrará o Mês da Mulher. 17 postos de saúde vão abrir às 8h recebendo toda a família até as 13h.
A ação – que tem o objetivo de proporcionar atendimento a quem não tem disponibilidade durante a semana – é realizada pelo programa Inova Saúde, e proporciona acesso aos exames e atualização da carteira de vacinação. A realização é feita em conjunto com a Fundação do ABC.
Celebrando o Mês da Mulher, neste Sábado da Prevenção será feita coleta de papanicolau em livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento. Também estarão à disposição teste rápido de sífilis e HIV, aferição de pressão e atualização da carteirinha de vacinação – este para toda a família, desde bebê maiores de seis meses até idosos.
Também será possível passar por consulta médica (de acordo com a disponibilidade de cada unidade) e de enfermagem e até aferição de glicose através de glicosímetro. Esta ação dá continuidade ao evento mensal intitulado Vacinação da Família, realizado em janeiro e fevereiro, que neste mês é realizado em conjunto com estas outras ações de saúde – e aplica vacinas de rotina e contra Covid.
Unidades participantes
Confira os postos de saúde participantes do Sábado da Prevenção: Abramo Delforno (Nosso Teto), Afonso Zupardo, Bairro dos Pires, Cecap, Centenário, Central, Cruzeiro, Jardim das Nações, Jardim Galetto, Jardim Harmonia, Jardim Ipê, Jardim Virgínia, Morro Azul, Porto Seguro, San Francisco 1 e 2, Santa Cruz e Tapera Grande.
Vacina Bivalente
A vacina bivalente contra a Covid-19 também estará à disposição para o público que já foi liberado para receber a quinta dose: gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), maiores de 60 anos, profissionais da Saúde e imunocomprometidos a partir dos 12 anos (com comprovação da condição por exames/laudos).
Itatiba recebeu 10.554 doses da vacina Pfizer Bivalente, que protege também contra a variante Ômicron e subvariantes, e começou a aplicação no último dia 28 – mais de 4.200 já foram aplicadas.
Para receber a dose, este público prioritário já liberado deve comparecer a uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, ou especialmente neste sábado até 13h, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose.
A vacina também é aplicada para reforços das doses 3 e 4 de quem está nos grupos prioritários liberados e ainda não tenha o reforço anterior. É necessário levar cartão de vacinação e um documento pessoal de identificação ao posto de saúde.
Da Redação – Foto: Mari Giro/PMI