MomentosTecnologia

Água na Lua? Sim, é possível! Cientistas revelam a presença de água congelada no satélite natural da Terra

Uma nova descoberta em solo lunar pode significar grande avanço para missões futuras. No último dia 27, foi divulgado um estudo, publicado na revista Nature, que indica a presença de pequenas crateras com água que se formaram a partir de meteoros que se chocaram com a Lua e as espalharam pelo satélite, onde então se solidificaram e se misturaram ao solo.

Esta novidade faz parte da análise feita por cientistas chineses que investigaram amostras lunares trazidas para a Terra no final de 2020, pela missão Chang’e-5. Este estudo ainda revela que as esferas encontradas perderam água perto de suas extremidades, o que indicaria a possibilidade de aquecer e acessar a substância. “Se você conseguir extrair a água e concentrá-la em quantidades significativas, é você quem decide como usá-la”, explicou Mahesh Anand, coautor do estudo.

A presença de água na Lua não é exatamente uma descoberta inédita, mas acreditava-se que o material, disponível em seu estado sólido devido às baixas temperaturas do satélite, só poderia ser encontrado nos polos. Este estudo trouxe perspectivas animadoras aos cientistas, pois há a possibilidade de fontes mais acessíveis, não somente de água, mas de hidrogênio e oxigênio.

A missão realizada por cientistas chineses é a primeira a trazer solo lunar depois das missões soviéticas em 1969 e dos Estados Unidos em 1972.

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Com informações da Reuters – Foto: Nicolas Thomas/Unsplash