Parlamento Jovem toma posse: projeto busca maior participação de adolescentes na política
Na próxima segunda-feira, dia 31, às 19h, o Teatro Ralino Zambotto será palco da Sessão Solene de Posse e Eleição da Mesa Diretora da 1ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba.
Serão eleitos e empossados 24 estudantes que foram nomeados presidentes dos grêmios estudantis de cada escola. O objetivo desse programa é permitir que os jovens vivenciem a dinâmica do processo legislativo e compreendam como se desenvolve o papel do poder municipal, enriquecendo assim o seu entendimento sobre a democracia e a participação cidadão.
O projeto
Idealizado pelo vereador presidente David Bueno (Solidariedade), o decreto legislativo 01/2023 tem como propósito implementar o programa na Câmara, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino uma imersão no processo democrático e a oportunidade de exercerem o mandato de jovens vereadores.
A aceitação do projeto na Câmara foi muito positiva, como declarou David. “[A votação] foi unânime, todos os vereadores aprovaram a lei, foi muito legal, todos os vereadores aprovaram e eu fiquei muito feliz no dia”.
O projeto também foi apresentado à Secretaria de Educação e às escolas, que abraçaram as atividades. “A Secretaria de Educação abraçou muito, acho que a ideia foi muito legal, até porque incentiva os alunos a poderem saber como é o trabalho dos vereadores, do legislativo, como fazer uma lei, como fazer uma indicação, um requerimento. Então, para a Secretaria de Educação foi muito legal e as escolas, coordenadores, professores acharam muito legal a iniciativa participando efetivamente, sabe, o que nos dá orgulho disso também”, contou o vereador.
Expectativas
David Bueno esclareceu que espera apenas bons resultados com a instituição do Parlamento Jovem. “[Espero que] existam novas lideranças, novos jovens que queiram entrar na política, que queiram fazer algo por nossa cidade, que queiram trazer resultados para Itatiba e que tenha, em breve, novos representantes que possam fazer o melhor por nossa cidade”.
O que é o Parlamento Jovem?
O Parlamento Jovem é uma iniciativa que tem como objetivo envolver jovens na política, proporcionando-lhes a oportunidade de participar e aprender sobre o funcionamento do parlamento e do governo.
“A ideia de nós darmos oportunidade para os jovens e adolescentes da nossa cidade a saber um pouco mais como é o trabalho do vereador, como que é o trabalho do legislativo, a ideia de dar a oportunidade deles poderem chegar e fazer, participar efetivamente do legislativo e dar a possibilidade de serem futuros vereadores da nossa cidade”, explicou David.
Por meio do programa, os jovens participantes têm a oportunidade de entender melhor o sistema político e as instituições democráticas. Eles recebem informações sobre o papel dos legisladores, como são feitas as leis e como as políticas públicas são desenvolvidas.
O Parlamento Jovem é um programa educacional e de cidadania que permite que os estudantes compreendam como as decisões que impactam suas comunidades são tomadas, encorajando-os a participar ativamente do processo democrático e a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados.
Conheça os Parlamentares Jovens de 2023:
- Ana Laura Montico Berdusco
- Beatriz Ribeiro da Silva
- Clara Spadari Bento
- Daniel Augusto de Morais Silva
- Elane Miranda Santos
- Gabriely Eufrosino Barbieri
- Giovanna Aparecida Barcaro
- Giovanna Borges Garcia
- Hailton Ferreira Filho
- Larissa Reis Ramos
- Laura Gimenez de Moraes
- Letícia Barbosa Rocha
- Lucas Pietro Prezotto
- Luiza Moreira Lopes
- Mayla Kemilly da Silva Macêdo
- Maynara Rosa Silva
- Rafaella Farias de Lima Silva
- Pedro Henrique da Silva Alves
- Peterson Viana Mangueira
- Raissa Ricarte Dias
- Sofia Wenzel Silva
- Sophia Barbosa Giovaneli
- Tayna Gabrieli Tito de Souza
- Tiago Santos de Jesus Silva
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Com informações da CMI – Foto: Divulgação