CidadeEducação

Fundo Social leva cursos profissionalizantes ao Itatibense com o programa FormAção

Cursos estimulam geração de renda às pessoas com desejo de empreender criando pequenos negócios

O Fundo Social de Solidariedade abre, na segunda-feira, dia 28, as inscrições para 474 vagas em 13 cursos dentro do bem-sucedido Programa FormAção Itatiba. As aulas começam em setembro e os cursos têm duração variando de um dia a 2 meses.

A coordenadora do FormAção, Claudia Grillo, espera uma grande procura por estas oportunidades. “Os cursos foram pensados para vários públicos. O foco é facilitar a empregabilidade convencional para quem quer carteira de trabalho assinada e estimular a geração de renda às pessoas com desejo de empreender criando pequenos negócios”. A idade mínima dos candidatos aos cursos parte dos 16 ou 18 anos, conforme a modalidade, sem limite máximo.

Foto: Divulgação/PMI

Atualmente, Itatiba passa por uma série de transformações e muitas têm no horizonte atrair investimentos e empresas. A existência de mão de obra é fundamental para dar suporte ao desenvolvimento pretendido e o FormAção faz parte dessa jornada.

Cursos disponíveis e locais

A distribuição dos cursos será da seguinte forma:

  • No Centro de Capacitação Solidária, que funciona no Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso, na Praça XV de Novembro, ao lado do Terminal de Ônibus, haverá curso de Inglês para Negócios Nível I; Oficina com a Mavalério Trufas Tradicionais e Cones; Paisagismo, Workshop sobre Elaboração de Currículo e Orientação para Entreivistas de emprego.
  • No Centro de Formação Idésio Masiero, na Rua Miguel Hércules, 223, Jardim Tereza, cursos de Arte em Desenhar Letras (Lettering); Auxiliar Administrativo; Auxiliar Financeiro; Workshop sobre como utilizar o Whatsapp Business para melhorar os negócios e alavancar as vendas.
  • O Centro de Formação Profissional Domingos Francisconi, na Avenida Marechal Deodoro, 434, Centro, os cursos são: Desenvolvimento Empresarial; Confecção de Eco-Joias com Cápsulas de Café; Manicure; Workshopp Autoterapia; Workshopp Descobrindo o Perfil Comportamental e Como Ele Influencia Sua Vida.
  • A documentação necessária para inscrição é simples: Documento de Identidade com foto, CPF e comprovante de endereço. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas.
Foto: Divulgação/PMI

Raiz no voluntariado

Manter a estrutura do FormAção só é possível graças à participação de um grande grupo de professores voluntários empenhados em contribuir para o crescimento pessoal e profissional de tantas pessoas, afinal, desde o início das atividades, em 2010, mais de 12 mil alunos aproveitaram os cursos, palestras e oficinas. “Eles são o coração do programa, um grupo unido que tem professores da rede municipal e até ex-alunos que ofereceram suas habilidades em agradecimento ao que receberam”, elogia a coordenadora que aproveita para lembrar o Dia Nacional do Voluntariado na segunda-feira. Na terça-feira será oferecido um chá para homenagear “os corações” do FormAção. Professores da rede municipal de ensino, profissionais de várias áreas e empresas parceiras integram o sistema que faz tudo acontecer sob a coordenação do Fundo Social de Solidariedade.

O programa conta com 36 parcerias importantes com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso de Operador de Empilhadeira é um exemplo recente. As empresas Artivinco e Wise disponibilizaram as máquinas para as aulas práticas realizadas aos sábados e domingos.

Foto: Divulgação/PMI

Formatura

No próximo dia 5 de setembro acontece a cerimônia da terceira formatura das turmas de 2023 do FormAção. Este ano já foram oferecidos 107 cursos com a emissão de 1.525 certificados. Estiveram envolvidos 130 professores voluntários. A festa será às 18h30 no Teatro Ralino Zambotto, na Rua Romeu Augusto Rela 1.100 prédio anexo à Câmara Municipal.

Claudia Grillo, coordenadora do FormAção – Foto: Cid Barboza

“Desde que assumiu o cargo, em 2021, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, reforça a preocupação com o aspecto educacional como força propulsora não só do FormaAção, mas de outras atividades que abarcam o desenvolvimento humano”, pontua Claudia Grillo.
Recentemente, o FSS celebrou convênio com o Colégio Elite que abriu 32 bolsas de estudo no Cursinho Pré-Vestibular beneficiando alunos da rede pública estadual. As aulas já começaram e acontecem aos sábados, até 30 de novembro.

Quem pretende participar da próxima entrega de certificados do FormAção pode buscar mais informações no site da Prefeitura de Itatiba, nas redes sociais Facebook e Instagram do undo Social de Solidariedade ou diretamente nas unidades.

Por Cid Barboza – Fotos: Divulgação/PMI