CidadeEducação

Colégio Elite traz nova metodologia de ensino ao sistema educacional de Itatiba

Da Educação Infantil ao Ensino Médio escola proporciona atividades para o aprendizado

Uma nova filosofia de ensino chegou a Itatiba este ano na esfera da educação particular. O Colégio Elite comprou o Colégio Objetivo dando continuidade ao processo de expansão no Estado de São Paulo, com presença na capital, Taboão da Serra, Mauá, Piracicaba, Jundiaí, Itu e Jaú. A diretora, Keila Bilatto está animada com o desafio de substituir uma escola reconhecida e tradicional. Sem contar que Itatiba tem um ensino público municipal considerado de excelência e que ostenta este ano um terceiro lugar no respeitado Ranking de Competitividade dos Municípios, perdendo apenas para Sobral (CE) e São Caetano (SP).

Keila Bilatto, diretora do Colégio Elite. Foto: Cid Barboza

A escola recebe alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. “Trouxemos mudança de cultura e de sistema de ensino. A unidade de Itatiba faz parte de uma rede que soma 50 escolas. Todas seguem um calendário comum. As provas são realizadas na mesma data e têm o mesmo conteúdo, fornecido pelo LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, empresa parceira que fornece todo o material didático”, explica a diretora.

Na Educação Infantil, a partir de dois anos, os alunos são estimulados a conhecer e saber expressar as emoções deles próprios, dos coleguinhas e das demais pessoas envolvidas no ambiente de aprendizagem. Fantoches e música estimulam a criatividade das crianças e ajudam a consolidar a curiosidade que leva a novas descobertas num processo contínuo de crescimento físico e intelectual. As famílias também são envolvidas no processo. A partir dos três anos, os alunos da Educação Infantil passam a ter aulas de inglês uma vez por semana.

Valores

Para manter a boa aceitação que está recebendo em Itatiba, o Colégio Elite mantém um conjunto de valores que Keila Bilatto nomeia como foco, garra, amor e mérito. A ideia foi bem absorvida nessa fase ainda de adaptação para os alunos e professores que continuaram na instituição após a mudança. A maioria dos mestres optou por continuar na escola renomeada e a adaptação aos novos métodos tem sido bem sucedida. “Na fase do Ensino Infantil (1 a 5 anos), estímulo à curiosidade natural das crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (6 a 11 anos) nossa meta é despertar o gosto pelo estudo. Para a fase dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a missão é reforçar o hábito de estudo. E, finalmente, na fase de Ensino Médio, é a hora de fazer com que os alunos fixem a cultura de estudo como algo a ser levado para toda a vida porque conhecimento conquistado sempre abre boas perspectivas.

Foto: Cid Barboza

Atividades complementares

Desde a fase Infantil até os anos finais a Rede de Ensino Elite investe em atividades complementares. Uma delas é a Vernissage, evento cultural de apresentação de trabalhos artísticos como pinturas, fotografia e até esculturas. Para chegar ao resultado final, os alunos são estimulados a pesquisar o tema proposto chegar à definição e execução da obra e depois curtir a exposição. Este ano o tema foi Povos Originários. Os trabalhos contam nota.

Ainda na seara das artes, a produção de peças teatrais desde o texto passando pela criação da estrutura, figurinos e encenação faz parte das atividades em vários níveis de ensino.

O PIC – Protagonismo, Inovação e Criatividade – é oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano. Uma vez por mês os alunos são convidados a falar sobre coisas que não existem mais ou estão acabando e como as pessoas e instituições reagem a essas mudanças a cada dia mais aceleradas.

Do 6º ao 9º ano, o Elite propõe o Ecossistema de Aprendizagem Inovadora (EAI). Os alunos escolhem duas de 53 disciplinas eletivas, como robótica, gastronomia ou astronomia. As aulas são disponibilizadas numa plataforma digital e a performance dos participantes resulta em pontos na avaliação geral.

Para os alunos do Ensino Médio, o Elite realiza simulados numa preparação para os vestibulares. Nesse caso, as provas são organizadas pelo Grupo Somos, com base nos concursos mais disputados do país. Criar essa familiaridade com as provas de alto nível dá segurança aos estudantes em busca de vaga no Ensino Superior em instituições de prestígio.

Oportunidade de bolsas

O Colégio Elite foi fundado em 1999 no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro por três amigos recém-formados no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas universidades do país. Eles retornaram ao local de origem com o propósito de iniciar uma jornada de transformação de vidas por meio da Educação. Iniciaram com um curso pré-vestibular e elevaram o projeto a um patamar que não sonhavam. Hoje, são 50 unidades em sete estados e mais o Distrito Federal.

Um dos objetivos dos fundadores é dar oportunidade ao maior número de estudantes possível. Para isso foi instituído um programa de bolsas de estudos que pode chegar a 90% de desconto sobre o valor original da mensalidade. Keila Bilatto explica que o período de matrícula vai de setembro a março. Nesse período são aplicadas as provas para concessão de bolsa de estudo, sempre aos sábados. A inscrição pode ser feita presencialmente ou pelo site www.ensinoelite.com.br.

Por Cid Barboza – Fotos: Cid Barboza