CidadeSaúde

Nova onda de calor atinge Itatiba e poderá ter recordes de temperaturas altas

Defesa Civil de Itatiba alerta para cuidados nos próximos dias; sensação térmica na região pode chegar a 40°C

Uma nova onda de calor extremo já atinge Itatiba e deve ser ainda mais longa do que a registrada no final de setembro último. O fenômeno, observado em vários Estados, se tornou mais forte no município no final de semana e deve persistir, no mínimo, até a próxima quinta-feira (16/11).

A Defesa Civil, órgão da Secretaria de Governo da Prefeitura de Itatiba, baseada em Aviso de Risco Meteorológico emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, alerta que entre amanhã (14/11) e quinta, 16, o calor deve ser muito intenso, com a permanência da massa de ar quente e as temperaturas tendendo a se manter acima dos 35°C.

Para a Região de Campinas, onde está Itatiba, as máximas serão de 38°C, com sensação térmica batendo os 40°C. A Umidade Relativa do Ar, à tarde, deve ficar entre 25%, indicando tempo bastante seco. Isso aumenta o risco para incêndios, principalmente em regiões mais vulneráveis de vegetação seca, por isso, atenção redobrada nessas áreas onde há maior risco para incêndios – lembrando que atear fogo na vegetação é crime ambiental, além dessa prática causar danos irreversíveis à vegetação nativa.

Defesa Civil de Itatiba alerta para que cuidados, como manter a hidratação, sejam redobrados para enfrentar o forte calor que segue nos próximos dias. Foto: Divulgação/PMI


Cuidados necessários

A Defesa Civil alerta que são bastante altos os riscos de incêndio e também à saúde de uma forma geral. Reforça-se a recomendação de que a população tome cuidados fundamentais para sua saúde, como manter-se bem hidratada, bebendo bastante água e evitando se expor ao sol nos momentos mais quentes do dia – especialmente na parte da tarde. Em qualquer momento, o filtro solar é fundamental.

Fazer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h também não é recomendável nestes dias. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois desidratam mais rápido. Animais domésticos também devem ter livre acesso à água – eles também desidratam rápido com o calor intenso.

Com as temperaturas altas, também vale lembrar que a população deve evitar nadar em lagos, rios e represas, pois é grande o risco de afogamento em áreas não assistidas.

Temperatura em outras regiões

Com a proximidade dos feriados da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), quem pretende viajar para os destinos mais comuns do Estado também deve ficar de olho:

Nesta semana, na Região Metropolitana de São Paulo, as máximas chegam a 39°C e sensação térmica de 40°C (Umidade relativa do ar, à tarde: 30%)

Nas Regiões de São José dos Campos, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira: 39°C e sensação térmica de 40°C na Região de São José dos Campos (umidade: 30%), máximas de 40°C e sensação térmica de 42°C no Litoral Norte (umidade: 70%) e máxima de 29°C e sensação térmica de 31°C na Serra da Mantiqueira (umidade: 30%).

Na Baixada Santista: máximas de 36°C e sensação térmica de 38°C. Umidade relativa do ar, à tarde: 70%

Por Prefeitura de Itatiba – Foto: Divulgação/PMI