Aprovado na Câmara, projeto “Junho Vermelho” segue para sanção do Executivo
Na última quarta-feira, dia 17, a Câmara Municipal de Itatiba concentrou parte de sua atenção na votação e aprovação do Projeto de Lei 57/2023, que institui o “Junho Vermelho” como um mês dedicado à promoção da doação de sangue na cidade.
O projeto, de autoria do vereador Juninho Parodi (PL), visa sensibilizar a comunidade sobre a importância vital da doação de sangue, reconhecendo e incentivando os doadores. Além disso, propõe a realização de ações educativas e integração do “Junho Vermelho” ao calendário oficial de eventos, buscando parcerias público-privadas para sua execução.
Em entrevista ao Itatiba Hoje, Juninho Parodi salientou a importância da conscientização da população. “Eu gostaria que, através deste projeto, fosse reforçada a importância de ser doador, seja de sangue ou medula, para que não vivamos essas situações apenas em nossas experiências pessoais. Infelizmente, momentos como esses podem surgir em nossas vidas, mas é crucial que continuemos incentivando a doação e que as entidades responsáveis por coletar sangue não desistam. Precisamos de parceiros, de pessoas comprometidas com o bem-estar da comunidade, para que Itatiba se torne uma cidade cada vez mais valorizada por seus próprios cidadãos e pelas organizações que contribuem para sua construção”.
A iniciativa foi unanimemente aprovada por todos os vereadores presentes e agora aguarda a sanção do Executivo para entrar em vigor. Esta medida demonstra o compromisso da cidade com a saúde pública e a solidariedade, buscando aumentar os estoques de sangue e garantir a disponibilidade necessária para atender às demandas da comunidade.
Expediente
Além da aprovação do “Junho Vermelho”, a sessão também contemplou outros assuntos de interesse municipal, incluindo a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e a modernização do Conselho do Idoso de Itatiba, evidenciando o comprometimento da Câmara Municipal com o desenvolvimento e bem-estar da cidade.
Durante o horário destinado à apreciação de proposituras, os vereadores aprovaram, ainda, requerimentos direcionados à Prefeitura, Ilumina Itatiba e Deputado Federal, Jonas Donizette (118 a 122 e 126/2024). Também receberam encaminhamento indicações à Municipalidade (981 a 1038/2024). Por fim, foram aprovadas duas moções (38 e 39/2024).
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Amanda Vedovello/CMI