De Olho nos Rios proporciona dia de atividades de educação ambiental na Semana do Meio Ambiente de uma escola de Itatiba
Em uma semana com datas especiais para celebrar e conscientizar sobre a realidade de nosso meio ambiente, a educação também ocupa seu espaço no processo de formação das próximas gerações, sendo uma ferramenta crucial para a defesa e proteção da biodiversidade. E foi com este propósito que a equipe de educadores ambientais do Projeto De Olho nos Rios preparou, nesta segunda-feira (3), no Dia Nacional da Educação Ambiental, diversas atividades para um grupo de alunos da Escola Municipal Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, em Itatiba, integrantes do Grupo de Estudos Ambientais da instituição.
Neste grande momento de aprendizados e reflexões sobre as questões que envolvem nosso ecossistema, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os materiais pedagógicos do De Olho nos Rios, como o kit de sementes de árvores nativas, o kit de pegadas da fauna que ocorre em nossa região, um quiz sobre a biologia dos animais e o jogo de tabuleiro do lobo-guará, que aborda a relação de fauna e flora com os recursos hídricos.
“Esse encontro fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente da escola, em que terão diversas oficinas e palestras sob a perspectiva ambiental, e ainda tivemos o privilégio de inaugurarmos essa programação para os alunos. Foi muito bacana, contou com a participação de todos e percebemos o quanto são engajados, justamente por já trabalharem com a Educação Ambiental na grade de ensino” ressalta Jeniffer Driely de Oliveira, bióloga e educadora ambiental do Projeto.
DE OLHO NOS RIOS
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
Por Comunicação Mata Ciliar – Fotos: Divulgação