CidadeCulturaLazerTurismo

Aberta na Câmara de Itatiba a exposição cultural criada a partir de materiais recicláveis

Os trabalhos são desenvolvidos pelo artista Mi Ramos

Na última terça-feira (4) foi realizada a abertura da exposição “Fragmentos e Formas”, do artista Mi Ramos. O acervo é composto por esculturas e pinturas criadas a partir de materiais descartados, como chapas de aço, madeira e plástico. O evento contou com a presença da vereadora Luciana Bernardo (PDT), servidores, além da imprensa local.

Foto: Augusto Schiosi/CMI

Com habilidade e criatividade, o artista transforma materiais em peças de arte que provocam reflexões sobre sustentabilidade e reutilização. Suas obras não apenas cativam visualmente, mas também promovem uma interação significativa com o espectador, destacando o potencial transformador dos materiais e da natureza.

Foto: Augusto Schiosi/CMI

Em nome do Legislativo, Luciana Bernardo discursou: “A arte transforma a vida das pessoas e enriquece o indivíduo. Consequentemente, ela melhora toda a sociedade. O artista, através dessa prática, consegue transformar o ser humano em sua essência. É por isso que, enquanto Poder Legislativo local, temos o dever de defender e promover a arte em nosso município. Em nome de todos, digo que é uma honra ter sua arte exposta aqui conosco”, finalizou.

Foto: Augusto Schiosi/CMI

Para o artista, “As telas e os quadros são feitos a partir de materiais que foram grosseiramente chamados de ‘lixo’. Para as esculturas, usei sucatas recolhidas no ferro-velho. Em um mundo onde se fala tanto sobre ecologia e sustentabilidade, a humilde proposta deste trabalho é deixar claro que na natureza nada se perde; tudo pode se transformar para melhor”, disse Mi Ramos.

A exposição poderá ser conferida pelo público até o fim de junho.

Foto: Augusto Schiosi/CMI

Sobre o artista

Mi Ramos é um artista visual de Itatiba, especializado em esculturas de chapas de aço carbono. Participou de várias exposições, tanto individuais quanto coletivas, incluindo uma importante mostra internacional ao lado de artistas italianos da região de Molise.

Além da escultura, ele se dedica à pintura, utilizando materiais descartados como madeira, MDF, Duratex e PVC para criar suas obras, transmitindo uma mensagem de transformação e reutilização.

Licenciado em Letras pela Universidade São Francisco, com ênfase em Português e Língua Estrangeira Moderna, sua formação acadêmica enriquece sua abordagem artística e educacional.

Cadastro de artistas

No início deste ano, a Câmara Municipal de Itatiba criou um cadastro para artistas interessados em realizar exposições artísticas no Espaço Vereador Benedito Campos Pupo ‘Dito Pinhá’. O objetivo dessa iniciativa é planejar um calendário de mostras mensais ao longo do ano. Para saber mais como expor trabalhos artísticos na Câmara, acesse: https://camaraitatiba.sp.gov.br/exposicoes/.

Da Redação – Fotos: Augusto Schiosi/CMI