Cidade

Itatiba conta com protagonismo feminino em ações sociais e ambientais

Neste mês de junho, a cidade de Itatiba se destaca pelo envolvimento ativo em questões de protagonismo feminino voltadas para causas sociais e ambientais. Depois de focar em ações pela saúde mental materna na campanha Maio Furta-cor, o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Itatiba, em parceria com o grupo Virada Feminina e o Movimento Nacional ODS São Paulo – Núcleo Itatiba, agora apoia outras iniciativas que visam transformar a comunidade e influenciar políticas públicas.

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (20/6), o antigo prédio da Universidade São Francisco (USF) reabrirá as portas para a inauguração de um centro de formação. “Apoiamos esse espaço dedicado a cursos porque a gente acredita que é muito importante que a cidade invista no oferecimento de capacitação para todas as pessoas, especialmente para mulheres em situação de risco, em vulnerabilidade. Por meio da educação e formação, elas conseguem romper o ciclo de violência em que estão envolvidas”, afirma Patrícia Sanfins, líder do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Itatiba.

Foto: Divulgação

Já na sexta-feira (21/6), as ações são voltadas para a preservação do meio ambiente. No Sítio Sucupira, haverá um plantio de mudas para reflorestamento das margens do Rio Atibaia, coordenado pelo projeto “Lixo no chão, em Itatiba não”. No mesmo dia, as voluntárias se juntam a representantes da ONG Trilhas, que atende adolescentes e jovens da cidade, para revitalização do canteiro com mudas de ervas para chás e temperos, além de oficina de compostagem.

No fim de semana de 22 e 23 de junho, representantes de Itatiba estarão na cidade de São Paulo para participar do evento Virada ODS, considerada a maior política pública municipal do mundo para ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Haverá premiação para as cidades cujos projetos se destacaram rumo a transformações necessárias para se construir um futuro mais sustentável.

Foto: Divulgação

Encerrando o mês, no dia 27, haverá a celebração do segundo aniversário da Casa Rosa da Mulher. Criado pela prefeitura para ser um Centro de Referência de Atendimento às Mulheres de Itatiba, o espaço já soma mais de 8 mil atendimentos, com acolhimento e suporte ao público feminino. O local conta com atendimento social, jurídico e psicológico, workshops, palestras, rodas de conversa.

Por Camila de Magalhães – Fotos: Divulgação