Caravana do Esporte e das Artes capacita gestores educacionais e professores para inclusão de crianças neuroatípicas nas escolas municipais de Itatiba
Evento também proporcionou experiência divertida e fora da rotina para mais de 2 mil estudantes da rede pública de ensino de Itatiba
Cerca de 100 educadores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Itatiba participaram nos últimos dias, durante a Caravana do Esporte e das Artes, de uma formação especializada em Pedagogia do Esporte Educacional, Metodologia Viva com Arte e Metodologia para Esporte e Arte na Inclusão de Crianças Neuroatípicas. A capacitação foi oferecida por especialistas do Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpúmalanga, em parceria com o UNICEF.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar formação de qualidade a professores de redes públicas em municípios do interior do país. A ideia é preparar os educadores para oferecer um atendimento mais inclusivo e eficiente aos alunos, especialmente aqueles com desenvolvimento atípico.
Na última quarta-feira (19/6), a médica Raquel Del Monde, especialista em neurodesenvolvimento, conduziu uma palestra sobre regulação emocional em crianças, explicando como os professores podem compreender e intervir diante de situações de desregulação emocional no ambiente escolar.
A médica utilizou conceitos da neurociência e exemplos práticos para destacar a importância desse cuidado no ambiente escolar, que muitas vezes representa o primeiro contato significativo da criança com um grupo social diverso. Del Monde enfatizou a necessidade de valorizar a experiência afetiva dos alunos e de identificar fatores que podem contribuir para sua desregulação emocional.
“Até brinquei que a criança tem dois currículos na escola: o pedagógico, que é a assimilação de conteúdos, e também essa vivência do primeiro ambiente coletivo da criança, onde ela vai ter contato com pessoas diferentes, que têm valores diferentes, pensam diferente. É muito importante valorizar essa vivência afetiva e ter uma atenção para fatores que podem contribuir para uma desregulação emocional de crianças, não só crianças com desenvolvimento atípico, como autistas, crianças com TDAH, transtornos de ansiedade, que podem se desregular diante de situações de frustração na escola, problemas de relacionamento com colegas”, explicou Del Monde.
A especialista ressaltou que a importância de os professores estarem preparados para lidar com essas situações. “É fundamental que os educadores saibam como as crianças vivem seus sentimentos, até para ajudar as crianças a lidar de forma mais saudável com as suas emoções. Isso traz benefícios para todos no ambiente escolar, para se ter um ambiente mais harmônico, e melhora a aprendizagem do aluno, porque ele está mais tranquilo e mais disponível para receber o conteúdo”, afirmou.
A formação foi realizada logo após o Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, destacando a relevância de iniciativas que promovem a inclusão e o bem-estar emocional das crianças neuroatípicas no ambiente escolar.
Alegria dos participantes
Os olhares atentos e os sorrisos nos rostos da garotada reforçavam a alegria de participar de um dia fora da rotina escolar, cheio de diversão e brincadeiras. Para além das atividades esportivas mais tradicionais nas escolas, como futebol, basquete e vôlei, as oficinas da Caravana do Esporte e das Artes ofereceram oportunidades de os pequenos experimentarem esportes como o tênis, atletismo, slackline e até pernas de pau, na arena especialmente montada no Estádio Municipal João Pinheiro, no bairro San Francisco.
Nas tendas, a criançada interagia nas oficinas de música, com participação de artistas como Giba Conceição e Luciana Oliveira, backing vocal da banda Natiruts. Já nas oficinas de dança, os pequenos tinham espaço para caprichar em gestos descontraídos e brincar com bambolês. Como bem disse um dos monitores, era dia de “se movimentar, chacoalhar e balançar o esqueleto”. A Caravana também contou com a presença de convidados, como o cantor e pianista Breno Ruiz e Gabriel Papp, atleta juvenil de escalada esportiva, vice-campeão brasileiro.
A programação da Caravana do Esporte e das Artes foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de junho, com a participação de mais de 2 mil alunos de cinco escolas municipais: Emeb Professora Inês Prado Zamboni, Professora Maria do Carmo Mosca, Benno Carlos Claus, Rosa Scavone, e do Cemei Pintassilgo. O projeto, que viaja o Brasil desde 2005, é uma realização do Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em parceria com o Unicef, patrocínio das empresas Rede, Otis, Itaú e Deloitte, e apoio da Prefeitura Municipal de Itatiba.
Para o prefeito Thomás Capeletto, é um prazer receber a iniciativa na cidade: “A gente pode perceber a alegria das crianças brincando, eles sentem as artes, a dança, a música, os monitores são pessoas preparadíssimas para estarem em contato com essas crianças. E a gente sabe que, mesmo sendo por pouco tempo, esse aprendizado vai fazer uma diferença enorme na vida dessas crianças, de forma muito positiva.”
Medalhista olímpica, a ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei e ex-ministra do Esporte, Ana Moser também esteve em Itatiba para acompanhar as atividades. Fundadora do Instituto Esporte & Educação, ela reforçou que “o esporte e as artes têm muito a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, incluindo uma série de habilidades e capacidades que vão impactar na vida e no rendimento escolar.” Ana Moser destacou ainda que o projeto traz uma tecnologia que não está no dia a dia escolar e significa “um incremento, um despertar para as escolas explorarem novas estratégias educacionais e de convivência. Itatiba é uma cidade que recebeu muito bem a nossa proposta e está engajada nessa construção.”
Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Camila de Magalhães e Divulgação