CidadeEsportes

Rafael Silva “Baby” e Duzão Lopes: parceria de sucesso rumo às Olimpíadas de Paris

Em Itatiba, o espírito olímpico está em alta. Com as Olimpíadas de Paris se aproximando, nossa cidade se orgulha de um vínculo especial com um dos maiores judocas do Brasil. Rafael Silva, carinhosamente conhecido como “Baby”, está treinando intensamente para brilhar nos tatames franceses, e ao seu lado, como treinador e amigo, está Duzão Lopes, uma figura já bem conhecida na comunidade esportiva local.

Foto: Arquivo pessoal

Conversamos com Duzão Lopes para entender mais sobre essa jornada incrível. Ele compartilhou conosco sua trajetória e as expectativas para essa grande competição.

Amigos de longa data, Duzão e Rafael estão treinando duro para a Olimpíada de Paris. Foto: Arquivo pessoal

Uma parceria de longa data

Duzão começa relembrando como tudo começou. “Conheço o Rafael Silva ‘Baby’ desde 2006, quando moramos juntos no Projeto Futuro, no Ibirapuera. Treinamos e competimos muito juntos. Então, a gente se conhecia,” conta ele. A ligação de longa data entre os dois foi a base para o convite que viria em 2023, quando Rafael procurou Duzão pedindo ajuda para o Mundial daquele ano. “Deu certo, ele subiu no pódio, em terceiro lugar no Mundial de Doha-Qatar. Aí ele mandou uma mensagem assim: ‘você deu sorte hahahahah vamos continuar’. E estamos até hoje nesse trabalho para Paris.”

Essa parceria não só rendeu bons frutos no Mundial de Doha, como também nos Jogos Pan-Americanos, onde Baby conquistou o bronze na competição individual. Agora, os olhos estão voltados para Paris, com uma expectativa muito especial.

Duzão também está auxiliando no treinamento da atleta Beatriz Souza. Foto: Arquivo pessoal

Desafios e conquistas no treinamento olímpico

Treinar um atleta olímpico é uma tarefa que vai além do físico. Duzão destaca que, além de Baby, ele também tem contribuído para o sucesso de outros judocas de alto nível, como Beatriz Souza. “Não é só com ele que estou trabalhando. Ajudo também a Beatriz Souza, primeira olimpíada dela, mas a chance dela medalhar é muito grande. 3 medalhas em campeonatos mundiais, 2 em Jogos Pan-Americanos. Ela é uma das favoritas à medalha.”

Para Duzão, os desafios estão em garantir todo o suporte necessário para que seus atletas possam render ao máximo. Mas as conquistas são igualmente significativas, especialmente quando ele pode compartilhar essa experiência com seus alunos no Polo Esportivo Leste, da Prefeitura de Itatiba. “A maior conquista é levar toda essa bagagem pros meus alunos.”

Expectativas para Paris

A caminho de sua última competição olímpica, Rafael Silva está determinado a deixar sua marca. “Esses Jogos Olímpicos são a última competição dele, ‘the last dance’. Então as expectativas são as melhores,” revela Duzão, cheio de confiança. Ele acredita que o trabalho duro, tanto físico quanto psicológico, que Baby tem feito o levará ao pódio. “Creio que ele sai com uma medalha desses jogos.”

Em Itatiba, a torcida é grande para que essa parceria de sucesso entre Duzão Lopes e Rafael Silva renda mais uma medalha olímpica para o Brasil. A jornada até Paris já é, por si só, uma história de dedicação, amizade e superação. Que venha o ouro!

Por Lívia Martins – Fotos: Arquivo pessoal