CidadeEducaçãoTecnologia

Estudante da rede pública de Itatiba participa de programa no Centro Espacial da NASA

Aluno do 3º ano do ensino médio, Leonardo Lauria de Lima está no centro espacial de Houston para uma imersão de 12 dias com astronautas e cientistas da Space Center University, ao lado de jovens de 14 estados brasileiros

Desde criança, o estudante Leonardo Lauria de Lima, hoje com 17 anos, sonhava em ser cientista da agência espacial dos Estados Unidos, a NASA – National Aeronautics and Space Administration. O jovem lembra que já teve várias festas de aniversário com a temática do espaço sideral, foguetes e astronautas. Agora o sonho está mais perto de se tornar realidade.

Foto: Arquivo Pessoal

Aluno do 3º ano do ensino médio da Etec Rosa Perrone Scavone, ele embarcou na última terça-feira (9/7) para sua primeira viagem aos Estados Unidos, rumo à cidade de Houston, no Texas, onde fica o centro espacial da NASA. Leonardo é o único representante de Itatiba na missão de julho deste ano do programa Nasa Young Leaders, realizado pela empresa Global Leaders Experience.

A missão da qual Leonardo faz parte conta com tripulantes de 14 estados brasileiros. Além de São Paulo, há estudantes do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leonardo Lauria de Lima no embaque internacional. Foto: Arquivo Pessoal

Experiência imersiva

O Nasa Young Leaders é um programa de intercâmbio de férias que visa uma imersão dos estudantes no centro de treinamento da NASA: Space Center University. Durante 12 dias, os jovens têm contato com engenheiros e astronautas da agência espacial americana, participam da construção e lançamento de foguete, têm aulas de robótica, programação de robô, projeto em equipe, experiência com microgravidade, experimentos químicos, ciências naturais, passeios pedagógicos, mergulho na piscina oficial da NASA, experiências com nitrogênio líquido.

Desde o 6º ano do ensino fundamental, Leonardo estuda na rede pública e sempre teve o sonho de trabalhar na NASA. “Eu sou apaixonado pela NASA desde que eu consigo me lembrar”, conta ele, que cursa automação industrial e já possui um diploma de robótica. “A minha expectativa com essa viagem é que eu possa melhorar a minha proficiência no inglês, conhecer uma nova cultura e realmente fazer esses estudos em robótica, engenharia, matemática, além de conhecer o mundo, conversar com profissionais e pessoas que já estão no lugar aonde eu quero chegar”, destaca o jovem.

Leonardo também pretende utilizar os conhecimentos adquiridos no programa para desenvolver novas tecnologias na área da saúde. “Meu objetivo sempre foi estudar a produção de foguetes ou o espaço. Eu quero ser um cientista mesmo, fazer pesquisas, desenvolver tecnologias e usar os meus conhecimentos em robótica e esse tipo de coisa para desenvolver novas tecnologias na área da saúde e poder aplicá-las de forma mais barata e acessível para a população”, explica o jovem.

Leonardo Lauria de Lima no embaque internacional. Foto: Arquivo Pessoal

Orgulho de mãe

Mãe de Leonardo, Priscilla Lauria de Lima sempre incentivou e compartilha da alegria e orgulho do filho. “Essa experiência tem sido incrível, uma oportunidade que ele terá de chegar a um local que sempre almejou. Estou apreensiva por ser a primeira viagem internacional dele sozinho, com um novo idioma, nova moeda, mas muito feliz de ele poder estar participando dessa conquista”, ressalta. “Espero que ele consiga no futuro trazer grandes experimentos e experiências positivas para nós ao ter contato com novas tecnologias.”

Priscilla também reforça a importância dessa experiência para o desenvolvimento pessoal e profissional do filho. “A NASA tem todas as profissões que se pode imaginar. Então o programa vai ajudá-lo neste momento de decisão, já que ele está na idade de escolher uma profissão. Ele já sabe que quer lidar com tecnologia, voltada para a área da saúde, mas agora ele pode ser melhor direcionado”.

Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Arquivo Pessoal