CidadeSaúde

Itatiba recebe segunda dose de vacina contra dengue

Agendamento online começa amanhã (19); Aplicação será no sábado (27/07) em três locais

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu hoje (18/07) do Ministério da Saúde novo lote da vacina contra a dengue, destinado exclusivamente para a segunda dose do público de 10 a 14 anos que foi vacinado entre 10/04 e 02/05/2024.

A aplicação será realizada no dia 27/07, sábado da próxima semana.

Para tanto, a fim de evitar filas e dar mais conforto às crianças, jovens e seus familiares, deve ser feito agendamento pelo site da Prefeitura a partir desta sexta-feira (19/07) pelo link http://servicos.itatiba.sp.gov.br/agendamento-vacina/public/. Para o agendamento, é necessário informar CPF e data de nascimento completa da criança. No caso das crianças que ainda não têm o documento, deve ser informado CPF dos pais ou responsáveis.

Foto: Divulgação/PMI

Inicialmente, as doses serão aplicadas nas Clínicas da Família do San Francisco e da Cecap e também no ACE- SUS. A Secretaria orienta que, caso a agenda esteja lotada, nova checagem deve ser feita no dia seguinte para verificar horário disponível, já que as vagas serão abertas conforme a demanda.

Ressalta-se que estas doses serão exclusivamente àqueles que tomaram a primeira dose, para completar o esquema vacinal com intervalo de três meses. O público de 10 a 14 anos é uma escolha federal, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações – PNI, estabelecida já em abril último, por ocasião da primeira dose.

Locais de aplicação

Serão três locais de aplicação: nas Clínicas da Família do San Francisco (R. Jovino Antônio Santana, em frente à Emeb Inês Prado) e da Cecap (R. João Atílio Franciscon, Praça Tonico Machado) e também no Ambulatório Central de Especialidades (ACE-SUS), R. Marcos Dian – 365 no Jardim De Lucca.

Dúvidas

A Secretaria de Saúde ressalta que esse lote é exclusivo para a segunda dose, ou seja, completar o esquema vacinal das crianças e adolescentes já vacinados. Não haverá aplicação de primeiras doses. Outra dúvida comum sobre as anotações anteriores de datas previstas.

Com o atraso das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, as datas dessa segunda aplicação que foram anotadas nas carteiras de vacinação ficarão inválidas, sendo necessário fazer o agendamento pelo site da Prefeitura para tomar a segunda dose.

Por Comunicação Estratégica/Prefeitura de Itatiba – Foto: Divulgação/PMI