AVALIAÇÃO: Equipamentos deixam a picape Fiat Toro Volcano TD 4×4 com jeito de SUV
Apesar de ser uma picape média, a Fiat Toro 2.0 Turbo Diesel Volcano traz tantos equipamentos tecnológicos e de conforto que a deixam com um jeitão de SUV, com a caçamba no lugar do porta-malas. Com tração 4×4 e motorização diesel, com potência de 175 cavalos, é uma das poucas opções do mercado neste porte com estas características.
A Toro Volcano é uma versão intermediária, que não é a top da família, mas oferece muita coisa legal, que eleva os níveis de conforto e tecnologia, por um preço interessante. Mas aí vem a pergunta que todo mundo se faz: Vale a pena ter uma picape deste nível para o dia-a-dia, se você não precisa utilizar a caçamba para transporte na maior parte do tempo? É isso que vamos tentar mostrar na avaliação desta semana.
A Fiat avançou muito no mundo das picapes, primeiro com a Strada e depois com a Toro. O sucesso foi tanto que já tem uma maior, a Titano. Mas a Toro se apresentou numa faixa intermediária entre as compactas e as médias, atraindo os consumidores de picapes, que não queriam mais ficar entre S10, Hilux, Ranger ou Frontier, mas queriam algo mais que as pequenas, que sempre viveram uma verdadeira crise de identidade, já que eram boas para o trabalho, mas em suas versões cabine dupla ofereciam pouco espaço na caçamba e aperto de sobra no interior.
Neste sentido, não demorou para avançar e se tornar uma febre nas vendas, destronando do posto das mais vendidas modelos que reinavam absolutas, como era a S10. Mesmo assim, eu ainda questiono os motivos para se ter uma picape. Já que você até tem uma boa caçamba e uma cabine dupla de verdade que dá para levar de dois a três adultos no banco de trás. Mas não com o conforto e segurança que um SUV na mesma faixa oferece.
Por isso que eu sempre questiono se vale a pena você gastar em torno de R$ 190 mil. Esta versão Volcano Diesel 4×4 que traz bons equipamentos de série sai por este preço. Se preferir a versão flex com motor 1.3 turbo dá para economizar R$ 20 mil, já que sai por volta de R$ 170 mil. Tirando a motorização, os carros são idênticos.
Ela conta com conectividade como item de série, saindo de fábrica com o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, que oferece funcionalidades como wi-fi, operações remotas, informações sobre o veículo, localização, navegação, assistentes de chamadas e muito mais.
O motor 2.0 16V turbo diesel que gera 170 cavalos de potência oferece câmbio automático de última geração de 9 marchas e tração 4×4. É uma combinação perfeita no dia a dia tanto na cidade como na estrada. É muito boa de dirigir, oferecendo um desempenho bastante satisfatório. As dimensões não são exageradas, o que facilita o tráfego no trânsito urbano, apesar da direção ser um pouco mais pesada e não esterçar tanto como um carro de passeio no mesmo patamar.
A caçamba tem 937 litros de volume e é capaz de carregar até uma tonelada nesta versão diesel, além de 400 kg de reboque. Conta com suspensão traseira Multilink e a abertura bipartida da caçamba, que facilita o uso principalmente em espaços menores.
A picape é boa. Isso não há dúvidas. Mas mantenho a pergunta: Com R$ 190 mil no bolso, você pode escolher a picape se realmente precisar da caçamba e fizer um uso frequente dela. Caso contrário, nada que um SUV médio por esse valor não ofereça, não é? Mas se quiser um carro diesel com tração 4×4 deste porte, talvez seja a compra mais acertada.
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Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação