CidadeEleiçõesPolítica

Douglas diz querer manter o que funciona bem e melhorar o que está ruim

O candidato do PDT, Douglas Augusto, tenta a eleição para a Prefeitura de Itatiba, buscando retornar ao cargo onde exerceu de 2017 a 2020. Na avaliação do candidato a ideia, caso seja eleito, será manter o que vem funcionando bem e melhorar setores que possam estar ruins. Além disso pretende estabelecer um diálogo transparente com a população para efetivar a proposta de governo.

Acompanhe:

O que pretende fazer por Itatiba se for eleito?

Nossa coligação se chama “O Povo em Primeiro Lugar”. E é isso que queremos: vamos avançar sem deixar ninguém para trás. Nosso Plano de Governo visa levar melhorias e ampliar conquistas, em especial o acesso mais ágil à saúde nos postos, aperfeiçoamento da atenção secundária, da urgência e emergência, ampliação de vagas de creche e educação inclusiva realmente onde estão faltando e melhoria da qualidade da educação básica. Queremos a consolidação dos programas sociais, das políticas de esporte e lazer e o incentivo ao desenvolvimento econômico. É necessário ampliar o enfoque nas obras estruturais, sobretudo as que combatam e previnam enchentes e levem saneamento e pavimentação a todos os bairros. Garantir direitos, consolidar conquistas. Manter aquilo que funciona, melhorar aquilo que está ruim. Conter o endividamento interno, saneando as contas públicas. Precisamos estabelecer um diálogo extremamente transparente com a população, com ética, espírito público e decência, combatendo a corrupção. Fazer mais e para todos: a Itatiba que todos queremos é a que coloque seu povo em primeiro lugar.

Quais áreas deverão ter mais atenção se for eleito?

Muitas áreas precisam de mais atenção em Itatiba. Mas não podemos permitir que a população continue sem atendimento digno de saúde. O Hospital Público Municipal, cujo projeto já está pronto, vai sair do papel. Por meio de uma parceria público-privada, para ampliação dos serviços de atendimento em saúde em nossa cidade, por meio da construção de uma unidade hospitalar com 70 leitos em área de 14 mil m², anexa ao Parque Linear, de modo a desafogar o atendimento prestado pela Santa Casa, oferecer maior conforto e celeridade aos cidadãos que necessitam destes serviços e novas oportunidades de emprego para profissionais da saúde. Precisamos de atenção ao atendimento nas unidades básicas de saúde, resgatando a meta de consultas médicas em até 30 dias nestas unidades, bem como a resolutividade e humanização. Transformar as unidades de saúde recém-entregues (bairros San Francisco, Dr. Luis de Matos Pimenta e Jardim das Nações) em unidades de atendimento de urgência e emergência 12 horas, a noite e de madrugada, sete dias por semana.

A área social também precisa ser prioridade, com a retomada de programas sociais que capacitam o cidadão, oferecendo mais dignidade e trabalho, como por exemplo com a retomada do Programa Requalifica, com aumento do número de vagas, novas frentes e cursos, inclusive dedicando bolsistas de forma individualizada para cada área de lazer, assim como a ampliação do Programa Vale-Social, com reajuste dos valores pagos e aumento do número de famílias beneficiadas.

Qual a importância do partido na disputa eleitoral?

A importância do partido na disputa eleitoral é relevante, pois ele fornece suporte e uma plataforma de princípios que orientam a campanha. Mas quem vota no Brasil, vota no candidato. Nossas propostas e ações visam o bem de toda a comunidade de Itatiba, indo além de filiações partidárias ou preferências políticas. A meta é trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento de Itatiba, garantindo que as decisões tomadas e todos os projetos beneficiem todos os itatibenses, sem distinção.

Nosso foco está em unir forças, independentemente de origens partidárias, para enfrentar os desafios que precisam ser vencidos para melhorar a cidade, promover seu desenvolvimento sustentável e construir um futuro mais promissor para todos.

Como será sua convivência com o Legislativo municipal?

Se eleito, meu compromisso é estabelecer e manter uma excelente relação com o Legislativo municipal. A Câmara Municipal é vital na governança de Itatiba. Acredito que, para construir uma cidade melhor, sem deixar ninguém de lado, é fundamental que o Executivo e o Legislativo trabalhem de mãos dadas, sempre em diálogo aberto e produtivo.

É preciso uma abordagem colaborativa, onde as sugestões e opiniões dos vereadores sempre são bem-vindas e consideradas. Entendo que o legislativo tem um papel crucial na criação de leis e políticas que impactam a vida dos cidadãos, e por isso a cooperação precisa existir.

Quais serão suas áreas de maior investimento?

Nosso plano de governo é ajustado aos tempos que vivemos. Por isso, investimentos em saúde e infraestrutura são as prioridades. Estas são áreas-chave, onde investimentos significativos são planejados para promover conquistas de longo prazo para a comunidade itatibense.

O investimento em algumas especialidades médicas que começarão a ser oferecidas nas unidades básicas, melhoria na gestão de medicamentos e implantação de agendamento digital das consultas, com agenda em até 30 dias, além dos prontuários eletrônicos. O plano também inclui a ampliação da rede de atendimento básico para alcançar bairros que ainda não têm esses serviços.

Já os investimentos em infraestrutura incluirão a construção de novas barragens secas para prevenção de enchentes, melhorias em vias urbanas e rurais, e expansão do saneamento básico. Também estão planejadas obras para melhorar a mobilidade urbana, como a expansão do transporte coletivo e passagem gratuita aos domingos, e retomar toda a tecnologia que instalamos nos ônibus e terminais. A ideia é criar uma Itatiba mais conectada, segura e preparada para o futuro. Essas áreas receberão atenção especial devido à sua importância direta na qualidade de vida dos cidadãos de Itatiba e na capacidade da cidade de crescer de forma sustentável e principalmente inclusiva.

Como seria a Itatiba ideal para os próximos 4 anos?

A Itatiba ideal para os próximos quatro anos, repito: é a Itatiba que não deixa ninguém e nenhum bairro de lado. É a Itatiba que vai poder contar com o prefeito realizando atendimento semanal com o cidadão, que ouve e propõe iniciativas a partir do que o povo precisa. Uma Itatiba que tenha como exemplo o atendimento em saúde, educação e oportunidade para todos, com governo transparente, presente e eficaz, na qual o cidadão, independente do sobrenome, participa e é respeitado. Uma Itatiba que continue sendo pioneira em projetos de infraestrutura, como fizemos com a Barragem Seca, protegendo nossa cidade de futuros eventos climáticos; uma cidade com mais saúde por meio do Hospital Público, com medicamentos, novos prédios públicos, porém com mais profissionais para atendimento e também uma Itatiba mais bonita, mais limpa, mais florida, como merece ser essa cidade que amamos.

Candidato a prefeito de Itatiba, Douglas.

Da Redação – Foto: Divulgação