CidadeEleições

Aeasfi: A força do voluntariado em Itatiba e o desafio de crescer com parcerias públicas

Nesta entrevista especial para o Itatiba Hoje, Alexandre Tognolo, presidente da Aeasfi (Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba), discute o importante papel da associação em Itatiba. Ele faz uma avaliação positiva da atuação do Poder Público nos últimos anos, destacando a importância do diálogo e da parceria entre as entidades assistenciais e a administração municipal para atender às demandas crescentes da população.

A Aeasfi coordena as atividades de diversas organizações da sociedade civil, incluindo arrecadação de alimentos, distribuição de doações, e organização de eventos beneficentes, como as praças de alimentação das festas locais.

Algumas das entidades filiadas à Aeasfi que contam com trabalho voluntário em Itatiba são: Apae, Asilo, Asri, Associação Divina Providência, Associação Pró-Basílica, Ceia, Ceme, Desafio Jovem, Fundo Social, Lar Itatibense da Criança, Lions, Loja Maçônica, Nasce, Outro Olhar, Instituto Passo a Passo, Phala, Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer, Sibes, Templo de Umbanda e Trilhas.

Foto: Divulgação

Confira a entrevista:

Qual a sua avaliação sobre os trabalhos nesses 4 anos do Legislativo (Câmara Municipal) e Executivo (Prefeitura)?

A Aeasfi, de forma geral, avalia como positiva a atuação do Poder Público nos últimos anos. Vimos o trabalho sendo realizado. Tivemos evoluções, mas o trabalho de um gestor, seja de uma entidade ou do Poder Público, requer muita labuta, diálogo, competência e altruísmo. prefeito, vereadores e entidades devem buscar entendimentos. Há ainda muita coisa a ser feita pela cidade, muitas melhorias ainda serão necessárias, pois, muitas demandas virão com o crescimento da população.

O que espera do Legislativo e do Executivo para os próximos anos?

A manutenção de um bom relacionamento é, sem dúvida, crucial. Parceria é a melhor definição. Independentemente de quem esteja no comando. Esperamos uma liderança aberta ao diálogo e sensível às demandas das entidades. A Aeasfi, uma associação que trabalha pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) na cidade, espera contar com o Poder Público, para que assim possamos continuar com o trabalho que estas entidades realizam, beneficiando muitas pessoas necessitadas, nas mais diversas demandas.

Esperamos que o Legislativo e o Executivo olhem com atenção para as entidades que lutam e trabalham muito para que a ajuda chegue àqueles que mais precisam. Diminuir as burocracias, para que as OSC possam trabalhar e auxiliar o Poder Público nos locais que a demanda existe e não consegue ser suprida. Para isso, entendemos como fundamental os eventos da cidade, que muitas vezes são o principal meio de arrecadação das OSC.

Como a associação pretende interagir com o futuro prefeito?

A Aeasfi pretende estabelecer um diálogo aberto e constante com o prefeito e sua equipe, criando canais formais e informais para discutir demandas, propostas e desafios. Propor parcerias para desenvolver projetos de interesse comum, como iniciativas de desenvolvimento comunitário, comum, sustentabilidade, cultura e inclusão social.

Essas interações serão moldadas pelas necessidades específicas de cada entidade. O trabalho em conjunto fortalece tanto a prefeitura como a Aeasfi, promovendo assim um grande ganho para a população.

Como difundir mais a área de atuação da Aeasfi?

Difundir a área de atuação da Aeasfi é crucial para aumentar seu impacto, atrair mais apoiadores e principalmente o apoio de grandes empresas, o que consequentemente trará oportunidades e recursos. Uma maneira é utilizar mídias sociais e públicas: aproveitar as plataformas sociais para compartilhar atividades, campanhas e atualizações das entidades.

Outra possibilidade é incentivar o voluntariado, criando programas que envolvam a comunidade promovendo a causa das OSC, fortalecendo a rede de apoio. Percebe-se que o número de pessoas que conhecem e entendem o trabalho das entidades ainda é pequeno, tendo assim, a necessidade de políticas de desenvolvimento e colaboração para que os trabalhos das OSC possam se desenvolver e promover ainda mais sua área de atuação na cidade.

Da Redação – Foto: Divulgação