CidadeEleições

Jappa e a luta pela sustentabilidade: Avaliação e propostas para o futuro ambiental de Itatiba

Nesta entrevista especial, conversamos com Sócrates José Piovani, diretor-presidente da ONG Jappa (Jacaré Ribeirão Vivo – Associação para Preservação Ambiental), que há quase duas décadas atua na proteção e preservação do meio ambiente em Itatiba. Piovani faz uma avaliação crítica dos últimos quatro anos de gestão municipal, destacando os desafios enfrentados pelo Ribeirão Jacaré e outros problemas ambientais da cidade. Ele também compartilha suas expectativas para a próxima administração, enfatizando a importância de políticas públicas sustentáveis e o papel vital da Jappa na conscientização e defesa ambiental.

Sócrates Piovani, presidente da JAPPA. Foto: Arquivo Pessoal

Qual é a sua avaliação sobre os trabalhos nesses 4 anos do Legislativo (Câmara Municipal) e Executivo (Prefeitura Municipal)?

Os últimos quatro anos foram muito complicados em relação à questão ambiental em nosso município. Muita violência sofrida, principalmente pelo nosso Ribeirão Jacaré, como descarte irregular e, por que não dizer, irresponsável, de esgoto doméstico e até industrial (vide soleiras negativas em pontos do centro urbano da cidade e a falta de saneamento rural).

Outra violência que se destacou foi a obra de retificação do último trecho do Ribeirão Jacaré, que teve e ainda tem enorme impacto ambiental. Apresentamos soluções para o problema, mas a administração resolveu seguir com um projeto que não é mais utilizado pela engenharia atual, ou seja, projeto que se utilizava na década de 1970. A retificação interfere no curso natural e não resolve o problema da enchente, provocando inúmeros danos à calha do ribeirão, principalmente.

Seria de suma importância que comissões permanentes da Câmara Municipal, como a de Meio Ambiente, fossem e estivessem comprometidas integralmente com a proteção, preservação e conservação de nossos recursos naturais. Que fossem ativas e atuantes na Frente Parlamentar Sustentável (recém-criada), com propostas de projetos e realização de Fóruns com temas pertinentes ao meio ambiente e apresentação de leis específicas para implementação de políticas públicas ambientais.

Sem esquecer a função principal do Legislativo, que é a fiscalização dos atos do Poder Executivo.

O que a associação espera do Legislativo e Executivo para os próximos anos?

A Jappa atua em Itatiba há quase 20 anos. É uma ONG totalmente independente. Estamos aqui para trabalhar em prol do município, pois um dos lemas de todos ambientalistas é pensar globalmente e agir localmente. A Jappa esteve durante todo esse tempo, está e estará sempre de portas abertas para todos que queiram contribuir com o meio ambiente.

O que nós esperamos do próximo prefeito e legisladores é que zelem mais pelo meio ambiente, pois vemos que, a cada dia, sentimos mais os impactos da emergência climática que atinge o mundo todo. Que eles tenham mais atenção para esse problema e façam cumprir tudo o que manda a legislação local, estadual e federal. Vale lembrar e destacar que um discurso positivo pode ser importante, mas uma atitude e práticas positivas geram um meio ambiente mais equilibrado e sustentável. Teremos muito trabalho para amenizar os impactos das mudanças que assolam o clima mundial.

Gostaríamos de lembrar que não basta alardear aos quatro cantos que nossa cidade cresceu e isto é uma verdade, porém não se desenvolveu, pois desenvolvimento se faz com inovação e tecnologia e não com obras que nos remetem a décadas atrás e até à Roma antiga. Vide exemplos das cidades esponjas que hoje são exemplos na Europa e Ásia.

Também gostaríamos que a próxima administração tivesse também um olhar voltado para o cuidado com os animais, não somente os animais de pequeno porte (cães e gatos), mas também os animais de grande porte que vivem soltos e maltratados.

Como a associação pretende interagir com o futuro prefeito e o Legislativo em sua área de atuação?

Nós sempre conversamos com todas as administrações, vereadores e sempre estaremos prontos para o diálogo e para contribuir com projetos que realmente contribuam com a melhoria da qualidade de vida de todo cidadão itatibense. Participamos atualmente do Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município). Gostaríamos de ver um plano de políticas públicas para o município, e não um plano de governo, que tem duração de quatro ou de, no máximo, oito anos.

Como difundir mais a área de atuação ambiental?

A Jappa tem realizado várias frentes de trabalho com ótimas parcerias que visam multiplicar o número de pessoas que cuidam de nosso meio ambiente e difundem o pensamento sobre a importância de preservação. Temos voluntários que fazem um ótimo trabalho de divulgação, participam de palestras em instituições de ensino e projetos que realizamos. Temos informações por meio das redes sociais, sempre que possível lançamos nosso informativo, realizamos palestras de maneira gratuita e temos reuniões semanais para discutir as principais questões ambientais de Itatiba e do mundo.

Ressaltamos nossas parcerias, com a Associação Mata Ciliar de Jundiaí (Projeto “De Olho nos Rios”) e com o Professor Afonso Peche Filho do IAC (Revitalização da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jacaré). Junto à SIBES, temos em andamento, com às crianças acolhidas por aquela associação, o Projeto JAPPA “Pequeno Ambientalista”.

Por Camila de Magalhães – Foto: Arquivo Pessoal