Autos

AVALIAÇÃO: Honda Accord Advanced Hybrid, um sedã de patrão acima da média

No momento em que o mercado e os consumidores elegeram os SUVs como os carros da hora, nada como um sedã em grande estilo e inovador para avaliar. Nesta semana, estamos com o Honda Accord Advanced Hybrid, um sedã grande que se apresenta como referência máxima em estilo, tecnologia, segurança, conforto, requinte e conectividade. Um verdadeiro “carro de patrão”.

Foto: Divulgação

A Honda aponta que a 11ª geração do Accord é fundamental na estratégia de eletrificação da marca. Ele traz uma tecnologia híbrida de fazer inveja em muita gente. São 2 motores elétricos e um a combustão.

A tecnologia híbrida e-GEV consiste na combinação de dois motores elétricos, um para tração e outro para geração de energia, além de um outro a combustão, utilizado somente em velocidades maiores. O segredo é que eles não atuam em conjunto para fazer o carro andar. O elétrico garante 184 cavalos de potência. Na maior parte das condições de rodagem, até mais ou menos 100 km/h, ele vai tracionar o veículo. Roda como um carro 100% elétrico.

Foto: Divulgação

Quando está no modo Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. A gente não precisa se preocupar em recarregar o veículo. O sistema inteligente faz isso automaticamente.

Já o motor a combustão 2.0 16 válvulas gera 146 cavalos de potência. Não tem potência combinada, pois como eu falei eles não atuam em conjunto. Na prática, pudemos perceber que a combinação garante condução suave e refinada, com acelerações mais silenciosas, o que aumenta em muito o prazer a bordo. Números da Honda apontam que este sedã é capaz de fazer 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.

Foto: Divulgação

Tem quatro modos de direção: Econ, Normal, Sport e Individual. No modo Sport, a resposta do acelerador mais direta é voltada à condução esportiva. O modo Econ favorece a economia, enquanto no modo Individual, a resposta do acelerador e do sistema de direção pode ser escolhida pelo motorista. No Normal, os parâmetros voltam ao padrão de fábrica, que prevê equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.

É um sedã de patrão, daqueles que realmente estão acima da média do que vemos por aí. Não à toa, custa cerca de R$ 330 mil, valor que está ali com outros concorrentes europeus de grife.

Foto: Divulgação

O desing deste Accord Advanced Hybrid merece ser destacado, com este capô baixo e longo, que garante um ar elegante. Rodas 18 polegadas calçadas com pneus 235/45, pintadas em preto com a superfície exterior polida, passam a ideia de sofisticação e esportividade.

No interior, materiais requintados, com detalhes sofisticados que valorizam motorista e passageiros. Destaque para a funcionalidade, que facilita a vida a bordo. As saídas de ventilação do painel se camuflam em meio a uma trama metálica. O teto solar elétrico funciona de maneira integrada com o ar-condicionado. Os bancos, com ajustes elétricos e memorização, garantem conforto e segurança. Cinco adultos vão aqui dentro sem qualquer aperto. O porta-malas tem 574 litros de capacidade, o suficiente para levar tudo e mais um pouco.

Foto: Divulgação

O painel de instrumentos TFT full-digital de alta definição tem 10,2 polegadas e múltiplas funções. Além do cluster atrás do volante, o novo Accord oferece também o Head Up Display de 6 polegadas, que projeta as informações mais importantes no para-brisa dianteiro.

O sistema de som premium da marca Bose tem12 alto-falantes, quatro entradas USB-C e carregador de celular por indução no console central. Fora que a plataforma myHonda Connect, permite conexão fácil ao aplicativo no smartphone. De uso intuitivo, o sistema reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil.

Para encerrar, lembro que o Accord foi um dos primeiros carros que eu avaliei ainda em 1994, quando estreei no mundo automotivo, há 30 anos. Naquele momento, já se apresentava como um sedã grande de tirar o chapéu.

Em vídeo no youtube.com/carroexpress

Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação