AVALIAÇÃO: Peugeot 208 GT dá mais um passo à frente entre os compactos premium
Que os designs adotados pela Peugeot no Brasil nos últimos anos são quase imbatíveis, principalmente por oferecer modelos compactos e médios com grande estilo, não há dúvidas. O que chama a atenção é que a marca do leão vem se superando a cada novo lançamento, mesmo que seja apenas uma repaginação do compacto premium 208, que já conquistou os consumidores justamente pelo belo visual.

Semanas atrás mostramos aqui o novo 2008, um SUV encantador que inaugurou oficialmente a nova identidade visual da marca no país. Agora estamos com o compacto 208, que conseguiu melhorar o que já era bom. A versão 2025 do compacto premium tem tudo para conquistar os consumidores mais exigentes.
Nesta avaliação, trazemos a versão GT, o topo de linha com um apelo mais esportivo, tanto em desempenho quanto em equipamentos embarcados. O 208 conta com quatro versões: a de entrada Active, passando pela Style e Allure, até chegar a esta GT. Todas apresentam a nova identidade visual da marca, introduzida no Novo 2008. Além da evolução no design do logotipo, destaca-se nos faróis e nas lanternas. Ou seja, aquela frente icônica, que remetia aos “dentes de sabre”, agora se projeta de forma ainda mais agressiva – no bom sentido da palavra.

Toda a evolução no design se materializa na versão GT, com tudo que o modelo oferece de melhor, incluindo motorização e equipamentos embarcados. A versão é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT. Por menos de R$ 115 mil, você pode ter um carro compacto completíssimo, com equipamentos de alto padrão e ótimo custo-benefício. Além disso, diferentemente da versão de entrada, que oferece câmbio manual e motor 1.0 aspirado, este modelo conta com o eficiente motor T200 acoplado a um câmbio CVT de 7 marchas. São 130 cavalos de potência, suficientes para proporcionar baixos custos de manutenção, robustez e suavidade de operação. Faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos – um número excelente para esta categoria.

A transmissão automática CVT oferece três modos de operação. O modo Automático se ajusta ao estilo de condução do motorista, enquanto o Manual permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou das “paddles” atrás do volante. Já o modo Sport intensifica a esportividade, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador, aproveitando ao máximo a potência do motor Turbo 200.
Como já observamos em outros modelos Peugeot, inclusive no mais recente 2008, o i-Cockpit® deste 208 GT encanta, especialmente pela tecnologia 3D, que melhora muito a visualização das informações no cluster, posicionado acima do volante. O painel de instrumentos elevado aumenta o conforto e a segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada.

A tela sensível ao toque de 10 polegadas fica ao alcance dos dedos e na linha de visão do motorista. A conexão ao CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio é imediata. Há carregador por indução e controle digital do ar-condicionado. Além disso, a evolução inclui teclas de atalho que oferecem acesso direto às principais funções do veículo – algo que faltava no modelo anterior.
A tela configurável permite ao motorista escolher o que deseja ver e como deseja ver. Nesta versão GT, o efeito 3D realça essa condição ainda mais. Para finalizar, destaque para toda a tecnologia embarcada: o volante tem ajuste de altura e profundidade, permitindo que o motorista encontre a posição ideal para dirigir.
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Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação