Inovação na sala de aula: como Itatiba está abraçando novas pedagogias
A CEMEI Beija Flor lidera a mudança com o método Reggio Emilia, estimulando o aprendizado ativo e colaborativo
Nesta edição especial do Itatiba Hoje, em celebração ao Dia do Professor, destacamos uma iniciativa que está transformando o cenário educacional em nossa cidade. A CEMEI Beija Flor, uma das principais escolas públicas de Itatiba, adotou a pedagogia Reggio Emilia, um método inovador que coloca as crianças no centro do processo de aprendizagem.

Com foco no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da colaboração, essa abordagem tem gerado resultados positivos e conquistado a comunidade escolar, trazendo um novo olhar para a educação infantil.
Conversamos com a diretora da escola, Maria Aparecida Silveira Polesi de Castro, para entender como essa pedagogia está sendo aplicada e os impactos no cotidiano de professores, alunos e pais.
O que é a pedagogia Reggio Emilia?
A pedagogia Reggio Emilia surgiu após a Segunda Guerra Mundial, idealizada por Loris Malaguzzi, com o objetivo de reestruturar a educação das crianças na Itália. A abordagem é centrada na ideia de que a criança é protagonista de seu aprendizado e explora o mundo ao seu redor por meio de interações com o ambiente, professores e colegas. Como Maria Aparecida ressalta, “O ambiente é fundamental. É preciso que ele convide a criança a explorar as propostas ali presentes nos contextos investigativos.”

Desenvolvimento e objetivos
A proposta pedagógica visa estimular a curiosidade, criatividade e o senso investigativo das crianças. A diretora enfatiza que o ambiente e os materiais estéticos são cuidadosamente preparados para criar um espaço aconchegante e envolvente.
A grande diferença em relação aos métodos tradicionais é o foco nos contextos investigativos, onde as crianças exploram, experimentam e vivenciam o aprendizado, em vez de apenas reproduzirem atividades fixas.
Mudanças na CEMEI Beija Flor
Desde a implantação da pedagogia Reggio Emilia, a CEMEI Beija Flor passou por transformações significativas. Os tradicionais “cantinhos” foram reformulados para dar lugar a contextos investigativos mais dinâmicos, que permitem à criança vivenciar o aprendizado de maneira profunda.
“Agora, os cantinhos são oportunidades de experiências mais ricas, mas de uma forma diferente, mais conectada com os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, comenta a diretora.

Origem da nova abordagem
A inquietação com a prática anterior levou a equipe da CEMEI a estudar novas abordagens pedagógicas em 2023, com foco em adaptar a realidade da escola ao modelo Reggio Emilia. “Nós queríamos estudar, adequar e favorecer práticas que realmente estimulassem as crianças a explorar e aprender de forma significativa”, explica Maria Aparecida.
O processo de mudança
A transição para a nova pedagogia não aconteceu de uma só vez. Foi necessário reorganizar espaços, adaptar materiais e, principalmente, capacitar a equipe para adotar as novas práticas. “Os professores foram se ajustando aos poucos, e nós reduzimos as atividades tradicionais gradualmente, para que eles se sentissem mais confiantes na nova abordagem”, relata a diretora.

Aceitação de pais e professores
Tanto os pais quanto os professores receberam a mudança de forma positiva. A diretora conta que o processo de adaptação foi constante, com reflexões semanais das práticas adotadas e ajustes conforme o desenvolvimento das crianças.
“Os pais têm percebido o quanto as crianças estão mais engajadas e curiosas. Os professores, por sua vez, estão satisfeitos com os resultados, apesar do desafio inicial.”
Desenvolvimento das crianças
A aplicação da pedagogia Reggio Emilia tem mostrado resultados promissores. As crianças estão mais envolvidas, participativas e curiosas. “Elas vivenciam o aprendizado de maneira prática e sensorial, explorando desde as letras e números até fenômenos físicos e questões da natureza. O protagonismo e a criatividade são estimulados a todo momento”, conclui Maria Aparecida. A abordagem trouxe uma nova dimensão ao aprendizado, permitindo que cada criança explore seu potencial ao máximo.
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Fotos: AdobeStock/388050247 e Lívia Martins