Marcela Zem pode ser a primeira mulher a presidir a OAB Itatiba
Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Itatiba, uma mulher pode assumir a presidência. A advogada Marcela Zem, líder da chapa 2, OAB para Todos, é candidata ao cargo nas eleições promovidas pela OAB-SP, que acontecerão no dia 21 de novembro.
Além de Marcela, a chapa conta com Paulo Henrique Sampaio como vice-presidente, Raul Gallo Giro como secretário-geral, Maria José de Jesus Martins Mourão Lourenço como secretária adjunta, e Daniel Ferreira Benati como tesoureiro.
Estima-se que cerca de 460 advogados estarão aptos a votar pela subseção de Itatiba, que também inclui o município de Morungaba, sendo que advogados inadimplentes não podem participar da votação. Vale destacar que esta será a primeira eleição on-line realizada pela OAB-SP.
Representatividade feminina
Marcela Zem é mãe e advogada especialista em direito penal e processo penal, direito civil e processo civil, execução penal e júri. Foi presidente da Comissão das Mulheres Advogadas até o mês de julho de 2024 e agora é presidente da Comissão da Assistência Judiciária da OAB Itatiba. Se eleita em 21 de novembro, marcará um momento importante de representatividade feminina na advocacia local.
Em entrevista exclusiva ao Itatiba Hoje, a candidata à presidência da OAB Itatiba falou sobre a importância desse marco: “A eleição de uma mulher como presidente da OAB quebra um paradigma em uma instituição que, historicamente, foi liderada majoritariamente por homens. Isso demonstra que o espaço de poder e decisão pode e deve ser ocupado por advogadas, reafirmando a importância da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na advocacia.”
Marcela destacou ainda que sua candidatura também simboliza a inclusão de advogados de diferentes localidades. “Além de ser mulher, meu escritório fica em Morungaba, o que demonstra que independentemente de onde o escritório do advogado estiver, seja em Morungaba, Itatiba, em um bairro periférico ou no centro da cidade, o advogado e a advogada terão a mesma representatividade.”
Propostas e projetos
Caso eleita, Marcela promete trazer uma gestão mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os membros da advocacia, independentemente de gênero, idade ou posição profissional. “A diversidade nas decisões enriquece a OAB, promovendo ações mais amplas e equilibradas”, afirma.
Além de Marcela, a chapa “OAB para Todos” tem em sua composição advogados comprometidos com diversas áreas do direito, todos com o objetivo de melhorar a atuação da OAB na cidade. Entre as propostas de Marcela, estão o fortalecimento das prerrogativas dos advogados, apoio à jovem advocacia, programas de mentoria para profissionais sênior e iniciativas de inclusão para advogados em situação de vulnerabilidade.
Marcela também anunciou que o livreto completo com suas propostas será lançado oficialmente nesta sexta-feira (25/10), às 16h30, na Avenida Senador Lacerda Franco, 451, em Itatiba.
Papel da OAB para advogados e população
A OAB desempenha um papel essencial tanto na defesa dos interesses da classe advocatícia quanto na promoção da justiça e cidadania para a população em geral. De acordo com Marcela Zem, a OAB é uma “instituição promotora da justiça, da cidadania e da defesa dos direitos fundamentais”, com impacto direto na vida das cidades de Itatiba e Morungaba.
Para os advogados, a OAB oferece apoio em diversas áreas, incluindo a defesa das prerrogativas profissionais e a promoção de eventos de capacitação.
Um dos projetos apresentados pela chapa de Marcela, por exemplo, é o SOS Prerrogativa, um atendimento rápido e exclusivo para advogados que enfrentam situações de violação de seus direitos no exercício da profissão.
Além disso, a entidade busca oferecer programas de mentoria para jovens advogados e apoio jurídico e profissional para advogados em situação de vulnerabilidade.
Já para a população, a OAB também oferece serviços fundamentais, como a Assistência Judiciária Gratuita, que garante atendimento jurídico a pessoas de baixa renda, e promove campanhas de conscientização sobre temas como violência doméstica e direitos dos pacientes com câncer. Marcela reforça que a atuação da OAB “é um pilar da sociedade civil, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas e proporcionando apoio jurídico fundamental para a construção de uma cidade mais justa e igualitária.”
Além disso, a OAB participa ativamente de conselhos municipais, como os de direitos humanos e meio ambiente, ajudando na formulação de políticas públicas e exercendo um papel de fiscalização em nome da sociedade.
Cronograma da Primeira Eleição On-line da OAB-SP:
- 24/10: Publicação da relação de chapas concorrentes à Secional e às Subseções e agendamento da Reunião Pública de Julgamento.
- 27/10: Fim do prazo para apresentar impugnação das chapas.
- 7/11: Publicação da relação de chapas com registros deferidos, concorrentes à Secional e às Subseções, disponíveis no DEOAB.
- 12/11: Janela da Transparência.
- 21/11: Eleição (9h às 17h).
Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Arquivo Pessoal