Presidente do Rotary Club, Amélio Vieira Neto destaca o papel das entidades assistenciais como uma das forças que impulsionam Itatiba
Para Amélio Vieira Neto, presidente do Rotary Club de Itatiba, a força da cidade está em pessoas dedicadas ao seu desenvolvimento e bem-estar. Natural de Itatiba, ele destaca que a cidade evolui impulsionada pela união e solidariedade de seus moradores. “Minha família é toda de Itatibenses,” conta Amélio, que é casado com Vânia Franciscon, pai de Leandro e Danilo, e avô de três netos. Ao longo de 33 anos, ele trabalhou na Escola SENAI de Itatiba, sendo diretor por 19 anos.
Em 1996, foi convidado a integrar o Rotary Club, onde encontrou um espaço para expandir seu compromisso com a cidade e contribuir para uma Itatiba melhor. “Estamos sempre buscando oferecer o melhor para Itatiba,” afirma Amélio, que participa de vários projetos importantes no Rotary, como Rotary em Ação, a Campanha de Doação de Sangue e o tradicional Natal Luz. Ele explica que, para os rotarianos, o lema “Dar de si, sem pensar em si” é o que define o trabalho.
Cidade em evolução
Amélio observa com orgulho as mudanças que moldaram Itatiba nas últimas três décadas. Antes conhecida principalmente pelas indústrias de móveis coloniais e têxteis, Itatiba se transformou em um polo diversificado de indústrias, comércio e, mais recentemente, de turismo. Ele ressalta que hoje a cidade atrai visitantes para eventos e casamentos, setor em crescimento que reforça o movimento econômico local. E também pontua a importância de espaços para a qualidade de vida da população. “A maior conquista dos últimos anos foi a implantação do Parque Luís Latorre, que oferece lazer e bem-estar para todas as idades,” comenta Amélio.
Desafio ambiental
Apesar das conquistas, Amélio aponta que um desafio importante é a questão ambiental. “Itatiba está muito árida, faltam áreas arborizadas,” alerta ele, mencionando a necessidade de preservar os recursos hídricos, como o Ribeirão Jacaré e o Rio Atibaia, para evitar enchentes na época de chuvas e o racionamento na seca.
O cuidado com o meio ambiente, para Amélio, exige um compromisso de todos, incluindo o poder público, entidades e cada cidadão. “A participação da comunidade é essencial nesse processo,” enfatiza, sugerindo que pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença.
Futuro do Setor Assistencial
Amélio também celebra o impacto positivo das 25 entidades assistenciais de Itatiba, que apoiam crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Foto: Arquivo Pessoal