CidadeEducação

“A educação em Itatiba está bem, mas ainda temos muito a avançar”, diz professora Luciana Bortoletto

Há 26 anos, Luciana Bortoletto dedica-se ao ensino de Ciências na Rede Municipal de Itatiba. Com uma trajetória que atravessa mudanças estruturais e metodológicas, ela testemunha de perto o crescimento da educação local e as transformações necessárias para acompanhar as demandas de uma sociedade em constante mudança.

Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista exclusiva ao Itatiba Hoje, Luciana compartilha sua visão sobre o presente e futuro da educação, destacando tanto as conquistas quanto os desafios enfrentados pelos profissionais da área.

Itatiba em destaque na educação

Para Luciana, os resultados da educação itatibense mostram um cenário positivo e promissor. “Os dados de avaliações externas mostram que Itatiba está bem perante os resultados da região e do Brasil, alcançando índices que a fazem se destacar”, afirma a professora, que acredita que os resultados atuais são reflexo do esforço coletivo dos profissionais da educação.

No entanto, Luciana reconhece que ainda há espaço para melhorias. “Temos muito a avançar ainda, mas é preciso valorizar todas as conquistas que, sem dúvida, são fruto de muito trabalho e dedicação de todos os profissionais.”

Transformações ao longo da carreira

Ao longo de mais de duas décadas, Luciana viu o cenário educacional de Itatiba evoluir significativamente, especialmente no campo pedagógico. Ela destaca a criação do currículo municipal como uma conquista importante, que contou com a participação ativa dos professores. “Mesmo antes da Base Nacional Comum Curricular, já existia em Itatiba um currículo feito com a participação dos professores”, relembra. Outra mudança relevante foi a introdução do HTPE (Horário de Trabalho Pedagógico Especial), que permite aos professores dedicarem um tempo exclusivo para planejamento de aulas e formação continuada. “Ter isso foi um ganho para todos os professores, pois podemos preparar parte de nossas aulas nesse período e estudar”, afirma Luciana.

Com a chegada de novas tecnologias, a forma de ensinar também passou por adaptações importantes. “Hoje, as demandas de sala de aula são diferentes, os alunos são diferentes, e as possibilidades e estratégias de ensino são inúmeras”, comenta a professora, reforçando que a constante atualização é fundamental para que o ensino continue a atender as necessidades dos estudantes. Para ela, o uso da tecnologia tornou-se uma ferramenta poderosa para o planejamento e complementação das aulas, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais rica tanto na escola quanto em casa.

Os desafios da profissão

Luciana encara os desafios do magistério como oportunidades para crescimento e inovação. “O maior desafio é ‘não parar no tempo’ e buscar constantemente metodologias que possam nos ajudar a superar os desafios que existem em sala de aula”, diz ela. Entre as dificuldades mais comuns, Luciana menciona a necessidade de atender a diferentes perfis de alunos, incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem, e o trabalho para gerenciar conflitos e lidar com a diversidade de métodos de aprendizado de cada estudante.

Para ela, a função do professor vai muito além de ensinar conteúdos específicos. É preciso desenvolver competências socioemocionais e habilidades essenciais para o convívio em sociedade, o que exige dos educadores uma sensibilidade e preparo constante. “O professor precisa suprir essas demandas, que não se restringem apenas ao ensino de conteúdos específicos, mas também de habilidades e competências socioemocionais,” destaca Luciana, que enxerga esse papel ampliado como um dos maiores compromissos dos profissionais da educação.

O futuro da educação: expectativas e valorização profissional

Com olhar atento para o futuro, Luciana espera que a educação seja cada vez mais reconhecida como uma prioridade social. “Minha expectativa é que a educação seja uma prioridade em qualquer instância da sociedade, que os professores sejam valorizados e percebidos como profissionais de extrema importância para a formação das pessoas e de qualquer profissão”, declara a professora.

Ela reforça a importância de oferecer boas condições de trabalho e oportunidades de aprimoramento para os professores, com o objetivo de elevar continuamente a qualidade do ensino. Luciana acredita que esse reconhecimento é essencial para atrair e reter profissionais talentosos e comprometidos, o que, em última instância, beneficia a sociedade como um todo.

Compromisso e dedicação

A trajetória de Luciana Bortoletto é um exemplo de compromisso com o ensino e de adaptação às transformações necessárias para manter a educação relevante e eficaz. Com sua experiência e paixão pela profissão, ela representa uma geração de educadores que acredita no potencial transformador da educação e na importância de um aprendizado alinhado às realidades contemporâneas.

Aos 26 anos de carreira, Luciana segue atuando com a mesma motivação, certa de que o futuro da educação em Itatiba é promissor e fundamentado em bases sólidas. Sua visão ressalta que, com esforço conjunto e valorização dos educadores, é possível formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Arquivo pessoal