Sistema de comunicação com a sociedade, E-Ouve se tornará “Fala, Cidadão” nesta semana
Melhoria no sistema deixará serviço indisponível em períodos entre sexta (29/11) e segunda (02/12)
O canal de relacionamento on-line E-Ouve, da Prefeitura de Itatiba, passará a se chamar “Fala, Cidadão” a partir desta semana. Por conta da mudança, o serviço, que é acessado pelo site da Prefeitura, estará fora do ar entre o início da tarde desta sexta-feira (29/11) e o início da tarde da segunda-feira (02/12), quando já estará de nome e visual novos. A mudança não é só no nome, mas no sistema em geral, para tornar ainda mais atrativa e descomplicada a participação popular na gestão pública municipal.
Gerenciado pela Secretaria de Assuntos Institucionais, o canal de relacionamento on-line passa pela mudança de aprimoramento pouco mais de três anos e meio após sua implantação, em abril de 2021. Desde então, já foram registrados 5.514 atendimentos. Destes, só neste ano – até agora – foram 1.123 registros via E-Ouve, distribuídos entre as 14 secretarias municipais.
A maior parte deles se refere a solicitações de serviços. Limpeza e manutenção de vias públicas, notificação para limpeza de terrenos particulares, poda de árvores em calçadas e demandas de trânsito são os assuntos mais frequentes que a população reporta à Prefeitura de Itatiba por meio do canal de relacionamento digital.
Como funciona
Com o “Fala, Cidadão” muda o layout da página, mas os campos seguem sendo iguais. Mesmo sendo um novo sistema, ele preserva as informações antigas de todas as demandas que tramitaram por essa ouvidoria on-line desde 2021.
A única observação é que – para acessar este sistema – o cidadão precisará cadastrar um novo login e senha. O acesso, assim como já ocorre hoje, será pelo site da Prefeitura (https://itatiba.sp.gov.br) em campo devidamente identificado e de fácil localização.
“É importante lembrar que todos os dados das pessoas e solicitações anteriores feitas ao E-Ouve estão mantidos no banco de dados do novo ‘Fala, Cidadão’. Portanto, caso você tenha feito um registro e queria consultar o andamento ou ainda ver seu histórico de interações no serviço, estará tudo lá. Seus dados serão mantidos e estão protegidos pelas leis nacionais”, explica a secretária de Assuntos Institucionais municipal, Mari Carla Giro.
O “Fala, Cidadão” permitirá que o munícipe acompanhe o status de seu pedido, a cada movimentação dele, garantindo transparência. Todos são organizados com segurança e sigilo, garantindo a privacidade de quem o utiliza.
O canal de relacionamento on-line é dividido em categorias como solicitações, sugestões, críticas, elogios e até mesmo denúncias aos serviços prestados pela administração municipal. Assim como já é hoje, as solicitações terão um prazo de até 30 dias para serem respondidas.
Quando são problemas mais complexos, o prazo pode ser ampliado e o solicitante é avisado sobre a nova previsão para retorno. Nem sempre a Prefeitura é a responsável pela solução do problema relatado, no entanto, é a mais próxima do cidadão entre as esferas estadual e federal, e o sistema orienta para onde se direcionar.
Da Redação – Foto: Divulgação/PMI