CidadePolítica

Câmara de Itatiba delibera dois projetos em Sessões Ordinária e Extraordinária

Item de autoria do presidente da Casa foi retirado da pauta

Foi realizada, nesta quinta-feira (06), a quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba. Na Ordem do Dia, tramitaram dois projetos de lei. Houve, ainda, Sessão Extraordinária para apreciação de um dos itens em segundo turno.

Foto: Comunicação/CMI

O PL 46/2025, de autoria do presidente da Casa, David Bueno (Solidariedade), foi retirado da pauta a pedido do próprio autor. O projeto dispõe sobre a instalação de uma placa com a inscrição “Itatiba é do Senhor Jesus” na entrada do município.

Foto: Comunicação/CMI

Confira os resultados dos trabalhos:

Primeiro turno

Criação de empregos públicos

De autoria do Executivo, foi apresentado pela primeira vez o PL 57/2025, que dispõe sobre a criação de empregos públicos, além de alterar dispositivos da Lei Municipal 5.123/18.

Os empregos criados pelo projeto são de secretários adjuntos, para pastas que ainda não os possuem, e de assessores de gabinete. A matéria determina, ainda, o desmembramento das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Agricultura.

A proposta foi aprovada com 15 votos favoráveis e três contrários, dos vereadores Igor Hungaro (PDT), Vinícius Costa (PT) e Cadu (PRD).

Foto: Comunicação/CMI

Segundo turno

Alteração no plano de cargos do Poder Legislativo Municipal

De autoria da Mesa Diretora, tramitou em segundo turno o PL 53/2025, que altera a Lei Municipal 5.494, que, por sua vez, institui o plano de cargos e carreiras dos servidores efetivos do Poder Legislativo do Município de Itatiba.

O projeto visa adequar o plano de cargos para atender demandas judiciais referentes ao pagamento do adicional de nível superior a servidores concursados. Com a alteração, o adicional de 15%, que atualmente é pago aos ocupantes de cargo de nível médio que tenham formação de nível superior em qualquer área, será restrito àqueles que possuam graduação em sua área de atuação.

Foto: Comunicação/CMI

A matéria revoga, ainda, anexos da lei que estão desatualizados em relação às referências salariais e nomenclaturas de cargos.

O item foi aprovado por 16 votos favoráveis, com abstenção dos vereadores Igor Hungaro (PDT) e Cadu (PRD) e segue, agora, para sanção
do Executivo.

Foto: Comunicação/CMI

Extraordinárias

Em Sessão Extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, David Bueno (Solidariedade), o item 57/2025, de autoria do Executivo, retornou à pauta para segunda discussão.

O projeto foi aprovado, com votos contrários dos vereadores Igor Hungaro (PDT) e Cadu (PRD), e seguirá para sanção do Executivo.

Foto: Comunicação/CMI

Expediente

No horário destinado à apreciação de proposituras, os vereadores aprovaram requerimentos direcionados à Prefeitura; à CPFL; à Ilumina Itatiba; à TCI e ao Grupo Jofege (44; 46; 51 a 53; 55 a 61; 64; 66 e 68 a 82/2025). Também foram encaminhadas indicações à Municipalidade (623 a 663/2025). Por fim, foi aprovada uma moção (19/2025). As proposituras podem ser conferidas no link da Sessão Ordinária: http://www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes

Foto: Comunicação/CMI

Por Departamento de Comunicação/Câmara Municipal de Itatiba – Fotos: Comunicação/CMI