Cobema promove conscientização sobre maus tratos contra animais
Stand na 20ª Festa do Caqui & Cia. terá material e orientações sobre proteção animal
A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura municipal, trabalha neste mês de abril a campanha pela conscientização sobre maus tratos contra animais. Para alcançar o grande público, distribuirá material especial no stand da secretaria durante a 20ª Festa do Caqui & Cia., que começa nesta sexta-feira, 04/04.

O que são maus tratos?
É considerado mau trato qualquer ação que cause sofrimento físico, psicológico ou privação das necessidades básicas de um animal. Isso inclui:
- Abandono
- Agressões físicas
- Confinamento inadequado
- Exploração para trabalho excessivo
- Falta de cuidados veterinários
- Privação de água, comida ou abrigo.
É lei e dá prisão
Em Itatiba, há lei municipal que prevê maus tratos a animais como crime: a Lei Municipal nº 5.121/2018, sansão nº 14.064/2020. Vale lembrar que o tutor do animal enquadrado em maus tratos pode até mesmo ser preso, já tendo acontecido com ação da própria Cobema.
Em junho de 2023 um homem foi preso em Itatiba após ação da Cobema identificar que ele mantinha sob maus tratos não só uma cachorra como também seus filhotes, tendo um deles morrido atropelado. O caso foi levado à Delegacia da Polícia Civil de Itatiba e o homem, detido. Os animais foram encaminhados pela Cobema para adoção, ganhando novos lares.
A Cobema chegou até esse caso por meio de denúncia, uma das maneiras mais eficazes de flagrar maus tratos. Se presenciar qualquer ato de crueldade contra animais, comunique à Cobema pelo telefone (11) 4487–2805.
Cuidados constantes
Animais têm a capacidade da senciência, que nada mais é do que dizer que eles sentem como nós dor, medo, alegria e amor, por exemplo. Animais de estimação precisam de cuidados básicos parecidos com os nossos: ter alimentos, abrigo adequado e acesso à saúde.
Para ajudar que eles tenham boas condições de vida, considere adotar um animal de estimação de ONGs de proteção animal, além de denunciar casos de maus tratos. Todo animal de estimação demanda investimento com alimentação, higiene, vacinas anuais, atendimento veterinário, além de comida e água fresca sempre à disposição, abrigo de sol/chuva, não podem ficar presos em correntes e nem sair à rua desacompanhados.

O objetivo da Cobema de Itatiba é garantir a efetividade de políticas públicas de proteção aos animais e trabalhar na averiguação de denúncias e acompanhamento de animais com sinais de maus-tratos, além de dar orientação em casos de oferta de lares temporários e auxílio no processo de adoção.
Dentre os trabalhos da Cobema estão a realização de palestras educacionais em escolas da Rede Municipal de Ensino, focando a posse responsável, a importância das castrações e os maus-tratos. Ano passado, cerca de 800 alunos puderam contar com este aprendizado. Além disso, realiza o importante trabalho de castração animal, evitando abandono: só em 2024, foram realizadas 3.200 castrações. A maioria delas foi de gatos: 1.932. De cães, foram 1.268 castrações.
Também no último ano a Cobema realizou três apreensões de animais de grande porte e registrou 508 denúncias. Em todas foram realizadas vistorias e, quando necessário, feito acompanhamento. Não é feita a recolha de animais, mas é fornecida orientação em casos de oferta de lares temporários e auxílio no processo de adoção.
A Cobema de Itatiba fica na Rua Francisco Biazotto – 125, na Vila Rita (rua sem saída), telefone (11) 4487-2805. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
A 20ª Festa do Caqui & Cia. será realizada pela Prefeitura de Itatiba no Parque Luís Latorre em dois finais de semana (dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13/04) com entrada e amplo estacionamento totalmente gratuitos. Terá 17 espaços agrícolas com as quatro variedades de caqui – Rama Forte, Fuyu, Giombo e Taubaté, além de frutas e produtos diversos.
Sob o comando das secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura, tem com apoio da Aeasfi – das entidades assistenciais que comandam as 20 barracas da Praça de Alimentação, ComTur – Conselho Municipal de Turismo e Circuito das Frutas. Todo o cardápio pode ser conferido em itatiba.sp.gov.br/
Tem ainda produtos artesanais diversos, muito artesanato local – com opções de peças temáticas da Festa, aulas show com receitas de caqui, Espaço Bebê para conforto das famílias, Cidade das Crianças – com brinquedos infláveis gratuitos e trenzinho passeando pelo Parque e grande programação cultural com diversas atrações e passeios turísticos oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo como uma das atrações do evento. Os visitantes também serão recepcionados pelo mascote Caquiseto, um grande caqui de pelúcia, e as caquisetes (promotoras da Festa), que neste ano são Annayna Fortunato (24 anos), Maria Eduarda Ortis (18) e Victhoria Martins (19).
Por Comunicação Estratégica/Prefeitura de Itatiba – Foto: Divulgação