FOCOnaPOLÍTICA#171

Plano Plurianual
A Câmara Municipal de Itatiba realizou, na última segunda-feira (07), audiência pública sobre o Plano Plurianual do Município para o período de 2026 a 2029. Atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a reunião teve o intuito de ouvir demandas e sugestões dos vereadores e da população, que serão encaminhadas ao Poder Executivo para avaliação e eventual inclusão no projeto de lei. A audiência foi conduzida por Washington Bortolossi (PP), presidente da Comissão de Economia e Finanças da Casa, e contou com a presença dos vereadores David Bueno (Solidariedade); Baessa da Van (Solidariedade); Roselvira Passini (Republicanos); Vinícius Costa (PT); Roberto Penteado (PSD); Juninho Parodi (PL) e Igor Hungaro (PDT).
O que é o PPA?
O Plano Plurianual (PPA) é elaborado a cada quatro anos e traz a programação ampla do que a Prefeitura pretende realizar durante o período. Nas palavras do vereador Washington Bortolossi, “é um guia estratégico para as ações do Governo, que ajuda a definir as prioridades e alocação dos recursos”. Conforme definição da Lei Orgânica, o PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração para as despesas e programas de duração continuada. “A sociedade pode participar da construção do Plano Plurianual por meio do envio de sugestões aos vereadores e à Prefeitura”, ressaltou Washington Bortolossi durante a audiência.
Sugestões
A área da educação foi uma das mais citadas nas sugestões apresentadas pelos vereadores. Entre as ações sugeridas, o vereador Vinícius Costa (PT) destacou a importância de investimentos na infraestrutura das escolas e na formação continuada de professores e auxiliares de classe. Já o presidente da Câmara, David Bueno (Solidariedade), e o vereador Washington Bortolossi (PP) propuseram um planejamento para a ampliação da oferta de regime integral nas escolas.
Saúde
Para o setor da saúde, David Bueno ressaltou a necessidade da construção de um hospital público na cidade, enquanto Washington Bortolossi sugeriu a reserva de recursos para implantação de um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial voltado ao atendimento de crianças e adolescentes) e o aumento do repasse para despesas com hemodiálise. A vereadora Roselvira Passini sugeriu ações voltadas à causa animal, como a criação de um programa de castração e identificação com microchips, aquisição de veículos para resgate de animais e parcerias com clínicas veterinárias e universidades.

Encontro político
Ainda no primeiro fim de semana da Festa do Caqui em Itatiba, alguns políticios se encontraram e colocaram as metas em dia. O atual presidente municipal do Repulicanos, Feranbdo perobelli, posto na rede soaicl o encotnro com o secretário estaduald e Viagens e Tuirmso, Roberto de Lucena. “Hoje à tarde, estive no Parque da Juventude com o Prefeito Thomás Capeletto, o vereador Júnior Ceccon, outros vereadores e secretários municipais para receber o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, do Partido Republicanos, que fez questão de prestigiar a tradicional Festa do Caqui”.
Vereador e deputados
O vereador de Itatiba, Professor Vinicius Costa, do PT, recebe no decorrer deste mês de abril a visita de dois deputados estaduais. Nesta sexta-feira será o deputado estadual Paulo Batista Reis, conhecido como Reis, também do Partido dos Trabalhadores. O compromisso oficial engloba visita na delegacia local e encontro com o Executivo. Já na quarta-feira (16), será a vez da deputada estadual Marcia Lia, parlamentar do mesmo partido já enviou verba para a cidade, também visitará algumas entidades religiosas e encontro com o o Poder Executivo.
Acompanhe: Instagram #foconapolitica ou também pelo WhatsApp: (11) 98918-2542.