Cidade

Moradores do Jardim Harmonia reclamam de falha na coleta de lixo

Resíduos acumulados geram indignação em bairro da cidade

Na última semana, o jornal Itatiba Hoje recebeu uma reclamação de um morador do Jardim Harmonia sobre falhas na coleta de lixo no bairro. Em relato, ele afirmou que “esta empresa que recolhe lixo e recicláveis não está trabalhando como se deve. Não recolheram o lixo do Jd. Harmonia”.

Juntamente com o depoimento, foi enviada uma foto que mostra diversos sacos de lixo espalhados pela calçada, reforçando a queixa de abandono do serviço naquela região.

Foto: Arquivo pessoal

Prefeitura afirma que mantém fiscalização constante

A coleta de resíduos sólidos em Itatiba é realizada pela empresa Conservita, contratada via processo licitatório pela Prefeitura Municipal. Questionada sobre o caso, a Prefeitura respondeu que mantém uma relação contratual e interpessoal clara com a Conservita, com abertura para diálogo sempre que necessário.

Sobre o cumprimento do contrato, a administração municipal afirma que realiza fiscalizações frequentes para garantir a qualidade dos serviços prestados. “Quando são considerados insatisfatórios, emitimos notificação para que a empresa se enquadre nas cláusulas contratuais”, informou em nota.

Além disso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, além dos pagamentos em dia, o município emite notificações e multas sempre que detecta descumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa.

Canais de denúncia estão disponíveis à população

A Prefeitura também destacou que o cidadão pode contribuir para a melhoria dos serviços. Caso identifique falhas na coleta, o itatibense pode entrar em contato diretamente com a Conservita, pelo telefone (11) 94440-7831, ou com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pelo número 3183-0750. Há ainda a possibilidade de registrar a reclamação no Departamento de Resíduos Sólidos da Prefeitura.

Empresa não respondeu até fechamento da edição

A reportagem do Itatiba Hoje também entrou em contato com a Conservita, encaminhando perguntas sobre a ocorrência relatada e eventuais falhas pontuais ou recorrentes no serviço de coleta na cidade.

Foram questionados os critérios adotados para garantir a qualidade da coleta, a existência de um canal direto para reclamações e eventuais dificuldades operacionais que possam impactar o serviço. Até o fechamento desta edição, a empresa não retornou às solicitações da reportagem.

Fiscalização e diálogo: próximos passos

O caso do Jardim Harmonia chama a atenção para a importância de um serviço essencial que impacta diretamente a saúde pública e o bem-estar da população. A expectativa é que, com a denúncia pública e o acompanhamento da Prefeitura, eventuais falhas sejam corrigidas rapidamente. O Itatiba Hoje seguirá acompanhando a situação e continuará aberto a manifestações da população, da empresa e do poder público.

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Arquivo pessoal