CidadeMomentos

Noivos celebram união civil e evangélica no Casamento Comunitário 2025

Manhã de sábado (17/05) reuniu 32 casais, além de padrinhos e convidados no salão do Lar Itatibense

A Prefeitura de Itatiba promoveu na manhã do último sábado (17/05) o Casamento Comunitário 2025, com união civil e evangélica. Com organização da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), o evento reuniu 32 casais, além de padrinhos e convidados, no salão de festas do Lar Itatibense da Criança, no Jardim Carlos Borella, gentilmente cedido para a celebração pelo presidente da casa, Washington Panzarin.

Visão geral do salão, lotado, no último sábado, e o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, com os noivos: emoção é a marca do Casamento Comunitário que neste ano está unindo 37 casais. Foto: Tatiana Rostaiser Petti/PMI

“Que não falte amor! Vocês vieram de forma espontânea, livre e estão formando hoje uma família, que é a essência da sociedade e isso é fundamental. Quando estiverem cansados, lembrem que dentro de casa vocês têm uma família”, desejou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante o evento, que reuniu mais de 40 voluntários com coordenação de Evandro Torso e da servidora Daniela Sarti.

A união evangélica foi celebrada pelos pastores Abraão Luis Gomes, Antônio Marinho de Pontes Filho (presidente da cerimônia religiosa), Djalma Irani, Jean Carlos Sanfins Barbosa e Mário da Paixão.

Autoridades também marcaram presença: o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Mauro Delforno, ao lado da vice-presidente do Fundo Social, Rosa Palladino Delforno; a juíza de Direito da Vara Criminal de Itatiba, Fernanda Yumi Furukawa Hata; representando o Cartório de Registro Civil, a oficiala Silvia Roson e a juíza de casamentos Maria Evelina Sanjuliani Costa. Representando a Igreja Católica, o pároco pe. Tiago Rodrigues da Costa, da Igreja de Fátima, bem como demais autoridades municipais.

Foto: Tatiana Rostaiser Petti/PMI

Religioso católico no próximo sábado

Ao todo, esta edição reúne 37 casais; sendo que 17 realizaram a união civil; 10 tiveram o casamento civil e religioso evangélico; outros cinco celebraram a união civil e vão receber a bênção católica no próximo sábado (24), junto a mais casais que já são casados no civil se inscreveram apenas para o religioso católico.

Portanto, o Mês das Noivas também terá mais um evento desta 12ª edição do Casamento Comunitário. É a celebração católica, com estes dez casais, será no próximo sábado, às 9h, na Igreja N.Sra. do Rosário de Fátima, no Alto de Fátima.

Foto: Tatiana Rostaiser Petti/PMI

Histórias

São muitas as histórias neste evento. Teve noivos que estavam com dengue e mesmo assim não deixaram de comparecer. Teve quem viu a amiga participar da edição do ano passado e profetizou “ano que vem sou eu” e realizou o desejo, além de muita emoção.

Ana Claudia Mário da Silva, de 41 anos, e João Batista Florêncio da Rocha, 47, selaram a união neste evento. Eles foram namorados na adolescência e, com imprevistos da vida, se separaram e voltaram a se encontrar depois de 23 anos. “Pedi em casamento, ela aceitou e estamos juntos hoje. Fiquei esperando muitos anos por este momento, estou muito feliz mesmo”, falou João. “É muito amor, muita emoção e é pro resto da vida”, disse Ana. Com olhos marejados, ambos entregaram a felicidade que sentiam no momento.

Andreia Rodrigues (38 anos) casou com Eric Andrade (36). “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Já tinha um tempo que a gente está junto, cinco anos, e para acertar a situação com Deus a gente preferiu, pela família, pelas crianças, oficializar e deixar tudo certinho. O processo foi muito tranquilo. O pessoal do Cartório é ótimo, do evento é ótimo e deram todo apoio para nós. É excelente a organização”, elogiou a noiva com penteado inspirado na cantora Pink, de quem é fã.

Ao lado dela, Fernanda Pontes (34), que anos atrás também oficializou a união em uma das primeiras edições do Casamento Comunitário com Hebert Diego Pereira (39). “Há 10 anos, a gente também tomou essa decisão de se casar no Casamento Comunitário. Também foi muito especial, muito bacana”, relembrou Fernanda. Ver a irmã no Casamento Comunitário há mais de uma década inspirou Andreia a seguir os passos neste ano. “Foi muito inspirador. Eu vi a inscrição e pensei: por que não unir a família de novo em um evento tão maravilhoso?”.

O Casamento Comunitário completou 10 anos em vigor em 2024, instituído com lei de autoria do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, quando era vereador. Com apoio da Prefeitura, a iniciativa contabiliza agora a união de mais de 750 casais nestas 12 edições.

Agradecimentos à decoradora Bia Banzato, além de Chopão, Fênix Doces, ITT e Relojoaria Magnusson, que ofereceram presentes sorteados entre os casais. A Prefeitura também presenteou a todos com bolo e refrigerante, entregue pelo Fundo Social, e uma foto lembrança a ser retirada, eternizando este dia tão especial.

Da redação – Fotos: Tatiana Rostaiser Petti/PMI